Bia Bulcão vence Satélite do Rio e volta ao Top-50 do ranking mundial

Bia Bulcão é campeã do Torneio Satélite do Rio de Janeiro de florete feminino e volta para o top-50 do ranking mundial

Ana Beatriz Bulcão iniciou a temporada 2025/26 da esgrima em grande estilo. A atleta do Pinheiros venceu neste domingo (5) o Torneio Satélite do Rio de Janeiro de florete feminino, garantindo pontos importantes que a colocaram entre as 50 melhores do ranking mundial da Federação Internacional de Esgrima (FIE). A brasileira, que ocupava a 55ª posição antes da competição, celebrou a conquista após derrotar a croata Dorja Blazic por 15 a 9 na final.

Eu sabia que aqui tinha uma boa oportunidade de conquistar mais pontos. Agora entrei no Top-50 do mundo, e isso é muito legal — 50 melhores em qualquer coisa é muito legal, né?”, brincou a atleta.

O ouro internacional veio dois dias depois de Bia Bulcão vencer também o Torneio Nacional Cidade do Rio de Janeiro, completando um fim de semana perfeito nas pistas cariocas. “Eu queria muito esse título, mas estava pegando pesado na pré-temporada. Acho que consegui superar as adversidades e confiar no meu trabalho. Foi legal vencer aqui, em casa, e começar a temporada com duas vitórias”, contou.

Vitória com foco e reação

A trajetória da brasileira foi marcada por equilíbrio e maturidade emocional. O alerta veio nas poules. Logo no primeiro jogo, ela perdeu para a mexicana Ana Sofia Calderón por 5 a 4. “No primeiro combate, eu cheguei a estar 4 a 1 atrás e perdi. Foi importante pra eu lembrar que isso aqui é um campeonato internacional. Precisa jogar mais focado, entregar mais”.

Depois do susto, foram cinco vitórias seguidas nas poules que a fizeram entrar embalada no mata-mata. Duas chilenas foram as primeiras vítimas de Bia Bulcão na fase eliminatória. Nas oitavas, a brasileira fez 15 a 3 em Vitoria Evrard e depois suou para derrotar Arantxa Inostroza nas quartas por 15 a 13. Na semifinal, ela passou pela marfinense Maxine Esteban, 38ª do mundo e melhor colocada do ranking mundial entre todas as participantes. Na decisão, a brasileira não deu chances para a croata Dorja Blazic, venceu por 15 a 9 e garantiu a medalha de ouro.

Eu sabia que eram atletas fortes, que conheço das competições internacionais. Tentei usar o que tinha ao meu favor: a motivação por estar em casa, com o meu treinador e com o público brasileiro. Isso fez diferença pra manter o foco até o fim”, explicou.

Top-50 e novos planos

Com a conquista e um lugar garantido entre as 50 melhores do mundo, Bia Bulcão segue sonhando em ir mais longe. A vitória traz confiança para novos passos na carreira. “Pra mim essa era a competição mais importante. Claro que tem o nacional, mas o Satélite era o foco. Eu espero poder voltar a treinar na Itália, que é o que tem feito diferença pra mim. Essa preparação fora do país tem me ajudado muito”, completou.

🥇 Resultados do Torneio Satélite do Rio de Janeiro – Florete Feminino

Final
Ana Beatriz Bulcão (BRA) 15 x 9 Dorja Blazic (CRO)

Semifinais
Ana Beatriz Bulcão (BRA) 15 x 11 Maxine Esteban (CIV)
Dorja Blazic (CRO) 15 x 7 Lisa Montecinos (CHI)

Quartas de final
Dorja Blazic (CRO) 15 x 12 Rafaela Santibañez (CHI)
Lisa Montecinos (CHI) 15 x 9 Ana Sofia Calderón (MEX)
Ana Beatriz Bulcão (BRA) 15 x 13 Arantza Inostroza (CHI)
Maxine Esteban (CIV) 15 x 5 Aline Rustler (GER)

Oitavas de final 
Ana Beatriz Bulcão 15 x 3 Antonia Evrard (CHI)
Mariana Pistoia 10 x 15 Dorja Blazic (CRO)
Valentina Basso 10 x 12 Ana Sofia Calderón (MEX)
Micaela Silva 1 x 15 Lisa Montecinos (CHI)
Ana Toldo 3 x 15 Arantza Inostroza (CHI)
Gabriella Vianna 9 x 15 Aline Rustler (GER)
Samara Silva 5 x 15 Maxine Esteban (CIV)
Marina Morais 0 x 15 Rafaela Santibañez (CHI)

🏆 Medalhistas

🥇 Ana Beatriz Bulcão (Brasil)
🥈 Dorja Blazic (Croácia)
🥉 Lisa Montecinos (Chile) e Maxine Esteban (Costa do Marfim)

Ir para o conteúdo