Skip to main content

Ações de governança em 2020 proporcionaram parcela de aumento de 15% dos recursos em relação ao exercício anterior e novos avanços serão executados

 

06 de dezembro de 2020.

Por: Fato&Ação Comunicação

A Assembleia Geral da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE) se reuniu neste sábado (5), para decidir sobre questões importantes para a gestão da entidade. Por unanimidade, os membros aprovaram a previsão orçamentária para 2021, que teve um aumento de 15% em relação ao exercício anterior, sendo parte deste resultado por conta de uma melhora significativa no processo de governança da CBE no Programa GET – Gestão, Ética e Transparência, do Comitê Olímpico do Brasil (COB). Além disso, foram realizadas novas modificações no Estatuto que vão se adequar às exigências da legislação em vigor, o que também contribui para aprimorar o processo de governança da Confederação.

Muitas dessas alterações no Estatuto da CBE estão vinculadas a algumas exigências legais surgidas recentemente. Outras, para avançar no processo de gestão. Uma dessas alterações de gestão foi a inclusão automática dos membros da Comissão de Atletas, em número de oito, no colégio eleitoral. As 16 vagas restantes para atletas do colégio eleitoral serão obtidas através de eleição, e complementarão as 24 vagas na forma definida no texto anterior, ou seja, proporcional por Federações e por estados onde não há Federação.

Também, ao menos 1/5 do total de atletas participantes do Colégio Eleitoral deverá ser de um determinado sexo, atendendo a mais uma exigência legal. Ou seja, dos 24 atletas eleitores, 20% devem ser de um dos gêneros. Por fim, desses 24 atletas eleitores, um mínimo de dois serão cadeirantes (1 homem e 1 mulher), pois são os mesmos dois atletas que integram a Comissão de Atletas. Se outros atletas se candidatarem e vencerem, poderá haver mais de dois cadeirantes no colégio eleitoral. As demais regras eleitorais permaneceram inalteradas.

O presidente da CBE, Ricardo Machado, comentou o resultado da reunião: “Os membros da Assembleia Geral tiveram a oportunidade de conhecer detalhadamente os números da entidade, resultado de um esforço muito grande da nossa diretoria e nossos colaboradores, que coloca a CBE bem próxima das melhores confederações do país no quesito da governança, conforme avaliação do próprio COB. Além disso, as alterações agora ocorridas no Estatuto vão nos ajudar a dar mais um passo no sentido do aprimoramento da nossa gestão”.

Estiveram presentes na reunião ocorrida na Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx), no Rio de Janeiro, os seguintes membros da Assembleia Geral: Arno Schneider (vice-presidente da CBE), Fábio Loureiro (presidente da Federação do Rio de Janeiro), Guilherme Toldo (presidente da Comissão de Atletas), Ildefonso Petrich (presidente Federação do Paraná), Luiz Ribeiro (representante das EPDs), Roberto Pacheco (vice-presidente da Federação Paulista), Werner Marcial (representante da Federação do Rio Grande do Sul) e Ricardo Machado (presidente da CBE).

 

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

fatoeacaocomunicacao@gmail.com

Claudia Mendes – claudia@fatoeacao.com

Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

 

 

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

 

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support