O Brasil teve boas atuações nas etapas das Copas do Mundo Júnior de esgrima neste sábado (31). Ana Fraga se destacou ao terminar no top-16 do sabre em Tbilisi, enquanto Valentina Basso chegou a uma vitória das oitavas de final na etapa de Hammamet de florete. Pelo masculino, Matheus Brandt conquistou o melhor resultado ao avançar ao quadro de 64 na etapa de Cairo da espada.
Disputas do sabre –
Após fechar a Etapa de Tbilisi da Copa do Mundo Cadete de Sabre no top-10, Ana Fraga terminou a categoria júnior em 16º lugar. A brasileira repetiu a campanha do dia anterior, sendo eliminada nas oitavas de final, desta vez pela georgiana Alexandra Kuvaeva, por 15 a 8. Antes disso, Fraga havia superado as chinesas Jiayi Li, no quadro de 128, Wanxuan Li, no de 64, e a búlgara Viktoria Vitliemova, no de 32. Nas poules, teve aproveitamento de 50%, com vitórias sobre Liubov Romankova, Ece Ozturk e Karolina Kabelis, e derrotas para Carmen Wullus, Jiaying Zhang e Benedetta Stangoni.
Pelo sabre masculino, Marcus Pinto, na etapa de Plovdiv da Copa do Mundo Júnior, foi eliminado na primeira rodada, terminando em 77º lugar. No duelo sul-americano, o argentino Mark Trukhmanov venceu o brasileiro por apenas um ponto, 15 a 14. Na fase classificatória, Marcus teve bom desempenho, com cinco vitórias e apenas uma derrota.
Disputas no Cairo e em Hammamet –
Melhor brasileiro colocado na etapa de Cairo da Copa do Mundo Júnior de Espada, Matheus Brandt iniciou sua campanha com apenas uma derrota na fase classificatória, para o francês Maxime Delevacque. Classificado com a 36ª melhor campanha, Brandt estreou diretamente no quadro de 128 e venceu Edward Chan por 15 a 13. Na fase seguinte, teve sua campanha encerrada pelo russo Arkadiy Marinenko, que venceu por 15 a 9.
Ainda no Egito, Matheus Souza terminou em 113º lugar, após vencer Ignacy Chirkowski e ser superado pelo polonês Szymon Wojciechowski no quadro de 128. Já Pedro Hopfer teve apenas uma vitória nas poules e não conseguiu avançar, fechando a competição em 204º lugar.
Valentina Basso ficou a uma vitória de garantir vaga nas oitavas de final da etapa de Hammamet da Copa do Mundo Júnior de Florete. A brasileira acabou superada pela russa Irina Zorina no quadro de 32, após ter vencido a sul-coreana Jane Star Yu na rodada anterior. Antes disso, Valentina teve aproveitamento de 50% na fase classificatória, com três vitórias e três derrotas.
O Brasil ainda teve a participação de Julia Grahl, que terminou em 52º lugar, sendo eliminada no quadro de 128 após conquistar duas vitórias nas poules. Eduarda Nascimento encerrou sua campanha em 64º lugar na primeira fase da competição.
Resultados –
Ana Beatriz Fraga – 16° lugar (Etapa de Tbilisi da Copa do Mundo Júnior de Sabre)
Valentina Basso – 30³ lugar (Etapa de Hammamet da Copa do Mundo Júnior de Florete)
Matheus Brandt – 44° lugar (Etapa do Cairo da Copa do Mundo Júnior de Espada)
Julia Grahl – 52° lugar (Etapa de Hammamet da Copa do Mundo Júnior de Florete)
Eduarda Nascimento – 64° lugar (Etapa de Hammamet da Copa do Mundo Júnior de Florete)
Marcus Pinto – 77° lugar (Etapa de Plovdiv da Copa do Mundo Júnior de Sabre)
Matheus Souza – 113° lugar (Etapa do Cairo da Copa do Mundo Júnior de Espada)
Pedro Hoffer – 204° lugar (Etapa do Cairo da Copa do Mundo Júnior de Espada)
