Ana Beatriz Fraga vai em busca da segunda medalha do ano no Cazaquistão

Ana Beatriz Fraga

Ana Beatriz Fraga foi medalha de prata na Copa do Mundo de Bogotá em janeiro (Foto: Rosele Sanchotene)

Rafael Zito – Assessoria de imprensa da CBE

Com apenas 15 anos de idade, Ana Beatriz Fraga já conquistou um grande resultado em 2025. No começo de janeiro, foi medalha de prata na etapa de Bogotá, na Colômbia, da Copa do Mundo júnior de sabre. Depois, teve outro bom resultado ao ficar em 29º no começo de fevereiro, em Tblisi, na Geórgia. Agora, ela encara mais um desafio: vai em busca de seu segundo pódio na temporada em Almaty, no Cazaquistão, nesta sexta-feira (14). No sábado (15), tem a competição masculina com a presença de Erico Patto, Dylan Ikuno e Fellipe Bento, que competem também no domingo (16) por equipes. Além deles, competem neste fim de semana Gabriela Portugal e Pietra Teixeira na Copa do Mundo de Beauvais, na França, e Elia Pietro Galli, na Copa do Mundo de Vrsac, na Sérvia, ambas competições de espada.

Com os bons resultados obtidos em 2025, Ana Beatriz Fraga saltou para a 26ª colocação do ranking mundial júnior do sabre feminino. Na Copa do Mundo de Bogotá, a brasileira venceu adversárias importantes como Samira Shokirova, do Azerbaijão, quinta colocada no ranking mundial, e só parou na final diante da porto-riquenha Gabriela Hwang, de 17 anos, que é a sétima do mundo.

Depois do vice-campeonato na Colômbia, Ana Beatriz Fraga partiu para o desafio de competir na Europa. Em Tbilisi, no mata-mata, venceu Taisiya Prusakova, da Rússia, e Catalin Graudins, da Alemanha, nas eliminatórias e só caiu diante da italiana Mariella Vialle, 11ª do mundo, e quatro anos mais velha do que a brasileira.

Agora, na etapa de Almaty da Copa do Mundo, Ana Beatriz Fraga quer mostrar que a boa fase continua e conquistar mais um bom resultado para o Brasil. Na fase de poules, ela vai ter pela frente apenas atletas do leste europeu, mas todas com rankings inferiores ao dela: Nargiza Jaksybaeva (98ª), do Uzbequistão, Vasilena Krasteva (342º), da Bulgária, e três cazaques que ainda não somaram pontos no ranking, Nailya Iskhakova, Aiganym Kakenova e Sofiya Yakovleva.

Ana Beatriz Fraga entra na competição como a quinta melhor ranqueada entre as participantes. A frente dela estão apenas Gulistan Perdibaeva (4ª), Samira Shokirova (5ª) e Ayakoz Jumamuratova (23ª), todas do Uzbequistão, e Emma Neikova (9ª), da Bulgária. A Copa do Mundo júnior de Almaty  começa por volta de 1h da manhã e as finais estão marcadas para 8h da manhã desta sexta-feira.

A Copa do Mundo júnior de sabre continua em Almaty neste sábado com a competição masculina, que terá a participação de três brasileiros: Erico Patto (31º do ranking mundial), Dylan Ikuno (140º) e Fellipe Bento (528º). No domingo, os três representam o país também na disputa por equipes.

Os outros brasileiros competem no sábado. Pietra Teixeira (224ª) e Gabriela Portugal (467ª) disputam a Copa do Mundo de espada feminina em Beauvais, na França, a partir das 4h30, enquanto Elia Pietro Galli (336º) compete na Copa do Mundo de espada masculina em Vrsac, na Sérvia, a partir das 5h.

Pular para o conteúdo