Com mais de 30 anos de carreira no esporte, Teixeira reconhece a diferença desta edição, em meio à pandemia, mas comemora: “Feliz por poder colaborar”

Alexandre Teixeira foi também o chefe da equipe no Mundial Cadete e Juvenil, em abril. Foto: Augusto Bizzi/FIE.
17 de junho de 2021.
Por: Nelson Ayres e Lucas Pinto- Fato&Ação Comunicação
O chefe de equipe da esgrima brasileira nos Jogos Olímpicos de Tóquio já foi definido: será Alexandre Teixeira, conhecido popularmente como Tex. Com mais de 30 anos de carreira, o experiente treinador vai atuar nos bastidores com uma missão muito importante: organizar a vida dos atletas e fazer com que eles possam se concentrar ao máximo nos treinamentos e jogos. Com a pandemia da Covid-19 e os novos protocolos de Tóquio, o desafio será ainda maior.
Teixeira tem no currículo três participações em Olimpíadas e uma participação nos Jogos Olímpicos da Juventude, em 2014. Orientou alguns dos principais esgrimistas brasileiros, como João Souza na conquista da medalha de bronze do Pan do Rio-2007, Guilherme Toldo, bronze no Pan de Guadalajara-2011, e Gabriela Cecchini, bronze no Campeonato Mundial Cadete, em 2012. Recentemente, foi chefe de equipe no Mundial Cadete e Juvenil, no Egito.
A notícia da indicação, feita pela Confederação Brasileira de Esgrima (CBE) e aceita sem ressalvas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), foi recebida por Teixeira com muita alegria. “Isso me fez ficar bem feliz, mesmo. Poder estar nessa Olimpíada e colaborar com o Time Brasil para tentar deixá-los mais tranquilos e focados só no resultado”, vibra. Seu trabalho, no entanto, já havia começado, principalmente na interlocução dos esgrimistas com o COB.
“Recebi a notícia com muita felicidade e orgulho de poder estar com o Time Brasil. Feliz por poder acompanhar, ver o pessoal competir e colaborar. Já estava atuando como chefe de equipe da Olimpíada, mas não tínhamos a confirmação da minha ida. Mas estou ajudando o COB já há um bom tempo com a documentação e o contato com os atletas”, destaca Teixeira.
Seu papel na equipe de atletas e comissão técnica que vai a Tóquio é fundamental. Em uma competição tão importante como a Olimpíada, cada movimento que ajude a aliviar as preocupações e o clima de tensão é bem-vindo para os atletas. A organização é o primeiro deles.
“Um chefe de equipe tem uma função importantíssima para que os atletas estejam com tudo o que necessitam, no momento e no local que necessitam. Desde o seu treinamento, o descanso, a academia, a fisioterapia, até a massagem. Saber onde acessar cada coisa, os horários, marcar todos os compromissos sem prejudicar o foco do atleta”, lista Teixeira.
“A função do chefe de equipe é deixar o atleta tranquilo e pronto para dar o seu melhor sem nenhuma outra preocupação que não seja sua performance, para que ele faça o melhor que ele pode naquele dia. É deixar os técnicos também tranquilos e organizados e estar em contato com o COB e com a imprensa para passar as informações da forma mais correta, rápida e detalhada possível”, completa.
Nesta edição da Olimpíada, porém, o desafio de organizar os compromissos e atribuições será ainda maior. Com a pandemia da Covid-19, os protocolos estão mais presentes e intensos, com rotina constante de testagens. O chefe de equipe do Time Brasil na esgrima reconhece, sem perder seu objetivo: facilitar a vida dos esgrimistas.
“Estes Jogos Olímpicos certamente serão únicos. Cada edição é única, mas neste os desafios vão ser bem mais difíceis pelo controle, o protocolo, os testes, toda a documentação. Vai ser, realmente, diferente. E o desafio maior é deixar que os atletas estejam só focados no treinamento e na competição”, finaliza Alexandre Teixeira.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com
Equipe Fato&Ação de assessoria de imprensa e clipagem: Claudia Mendes, Nelson Ayres, Lucas Pinto e Beatriz Ayres
fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com
CBE nas mídias sociais!
FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima
TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima
INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima
YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima