Skip to main content

Com mais de 30 anos de carreira no esporte, Teixeira reconhece a diferença desta edição, em meio à pandemia, mas comemora: “Feliz por poder colaborar”

Alexandre Teixeira foi também o chefe da equipe no Mundial Cadete e Juvenil, em abril. Foto: Augusto Bizzi/FIE.

17 de junho de 2021.

Por: Nelson Ayres e Lucas Pinto- Fato&Ação Comunicação

O chefe de equipe da esgrima brasileira nos Jogos Olímpicos de Tóquio já foi definido: será Alexandre Teixeira, conhecido popularmente como Tex. Com mais de 30 anos de carreira, o experiente treinador vai atuar nos bastidores com uma missão muito importante: organizar a vida dos atletas e fazer com que eles possam se concentrar ao máximo nos treinamentos e jogos. Com a pandemia da Covid-19 e os novos protocolos de Tóquio, o desafio será ainda maior.

Teixeira tem no currículo três participações em Olimpíadas e uma participação nos Jogos Olímpicos da Juventude, em 2014. Orientou alguns dos principais esgrimistas brasileiros, como João Souza na conquista da medalha de bronze do Pan do Rio-2007, Guilherme Toldo, bronze no Pan de Guadalajara-2011, e Gabriela Cecchini, bronze no Campeonato Mundial Cadete, em 2012. Recentemente, foi chefe de equipe no Mundial Cadete e Juvenil, no Egito.

A notícia da indicação, feita pela Confederação Brasileira de Esgrima (CBE) e aceita sem ressalvas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), foi recebida por Teixeira com muita alegria. “Isso me fez ficar bem feliz, mesmo. Poder estar nessa Olimpíada e colaborar com o Time Brasil para tentar deixá-los mais tranquilos e focados só no resultado”, vibra. Seu trabalho, no entanto, já havia começado, principalmente na interlocução dos esgrimistas com o COB.

“Recebi a notícia com muita felicidade e orgulho de poder estar com o Time Brasil. Feliz por poder acompanhar, ver o pessoal competir e colaborar. Já estava atuando como chefe de equipe da Olimpíada, mas não tínhamos a confirmação da minha ida. Mas estou ajudando o COB já há um bom tempo com a documentação e o contato com os atletas”, destaca Teixeira.

Seu papel na equipe de atletas e comissão técnica que vai a Tóquio é fundamental. Em uma competição tão importante como a Olimpíada, cada movimento que ajude a aliviar as preocupações e o clima de tensão é bem-vindo para os atletas. A organização é o primeiro deles.

“Um chefe de equipe tem uma função importantíssima para que os atletas estejam com tudo o que necessitam, no momento e no local que necessitam. Desde o seu treinamento, o descanso, a academia, a fisioterapia, até a massagem. Saber onde acessar cada coisa, os horários, marcar todos os compromissos sem prejudicar o foco do atleta”, lista Teixeira.

“A função do chefe de equipe é deixar o atleta tranquilo e pronto para dar o seu melhor sem nenhuma outra preocupação que não seja sua performance, para que ele faça o melhor que ele pode naquele dia. É deixar os técnicos também tranquilos e organizados e estar em contato com o COB e com a imprensa para passar as informações da forma mais correta, rápida e detalhada possível”, completa.

Nesta edição da Olimpíada, porém, o desafio de organizar os compromissos e atribuições será ainda maior. Com a pandemia da Covid-19, os protocolos estão mais presentes e intensos, com rotina constante de testagens. O chefe de equipe do Time Brasil na esgrima reconhece, sem perder seu objetivo: facilitar a vida dos esgrimistas.

“Estes Jogos Olímpicos certamente serão únicos. Cada edição é única, mas neste os desafios vão ser bem mais difíceis pelo controle, o protocolo, os testes, toda a documentação. Vai ser, realmente, diferente. E o desafio maior é deixar que os atletas estejam só focados no treinamento e na competição”, finaliza Alexandre Teixeira.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe Fato&Ação de assessoria de imprensa e clipagem: Claudia Mendes, Nelson Ayres, Lucas Pinto e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support