Skip to main content

Competição, que acontece na capital peruana, presenciou os brasileiros ocupando a segunda e a terceira colocação na disputa da espada

Alexandre Camargo (esq.) conquistou prata em Lima. Foto de Arquivo: Rosele Sanchotene.

Nelson Ayres e José Augusto Assis – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

O Brasil conquistou as primeiras medalhas no Campeonato Sul-Americano Adulto, em Lima, no Peru. No torneio da espada masculina, Alexandre Camargo fez excelente campanha e levou a medalha de prata nesta quarta-feira (15). Pela mesma disputa, o país ainda contou com um bronze alcançado por Leopoldo Gubert.

Camargo fez um caminho muito consistente em Lima. O brasileiro chegou à final invicto após uma pule e eliminatórias com grandes exibições. Na primeira fase, ele venceu todos os seis jogos que disputou pelo grupo 3: 5 a 4 em Rolf Nickel, do Chile; 5 a 2 em Hugo Cacace, do Paraguai; 5 a 4 em Andres Espinoza, do Peru; 5 a 3 em Lucio Perez Ondarts, da Argentina; 5 a 1 em Carlos Covani, também argentino; e 5 a 0 em Nicolas Zagal, que é atleta da casa.

Com a performance invicta na pule, ele ficou de ‘bye’ no quadro de 32. O seu desafio seguinte foi contra o chileno Joaquin Bustos pelas oitavas de final, em que saiu vencedor por 15 a 12. Nas quartas de final, a vítima da vez foi o peruano Andres Espinoza, que foi batido por 15 a 6. O triunfo garantiu a ele, no mínimo, o bronze, porém ele quis mais.

A semifinal foi diante de um argentino: Alessandro Taccani. O brasileiro se mostrou superior no jogo e ficou com um lugar na decisão ao vencer por 15 a 10. Na grande final, o embate seria novamente com um representante da Argentina, Lucio Perez Ondarts, atleta que Camargo derrotou na pule. Porém, o esgrimista verde e amarelo não repetiu o placar positivo e foi superado por 15 a 10.

“Foi uma competição boa de certa forma. Eu estava em um dia que não estava jogando muito bem, não estava me encontrando, mas consegui chegar até a final. Na decisão, faltou um pouco mais de paciência. O objetivo final era conquistar uma medalha, então acho que a meta foi cumprida”, analisou o medalhista de prata.

Quem também saiu com pódio no Peru foi Leopoldo Gubert. Ele chegou às semifinais, mas acabou derrotado pelo atleta que viria a ser o campeão da espada. Por muito pouco, o brasileiro não avançou para a final para enfrentar o conterrâneo, Alexandre Camargo. O revés do terceiro colocado foi por 15 a 13 diante do medalhista de ouro, Lucio Perez Ondarts.

Outros brasileiros na competição

O outro atleta do Brasil melhor colocado foi Fabrizio Lazzarotto. Ele alcançou as oitavas de final, fase em que foi batido pelo atleta da casa, Andres Espinoza, por 15 a 12. Por sua vez, Amaury Petterle ficou no quadro de 32 ao ter sido superado pelo chileno Joaquin Bustos por 15 a 11.

O Campeonato Sul-Americano Adulto segue até sexta-feira (17) com as competições por equipes, em que o país vai ter representantes no florete masculino e espadas feminina e masculina.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support