Jovane Guissone conquista bronze no florete na Copa do Mundo de Paraesgrima em Pisa

    Campeão paralímpico sobe ao pódio no florete B masculino. Kevin Damasceno, Vanderson Chaves e Fabiana Soares também competiram nesta quinta-feira (19)

    A seleção brasileira segue em disputa na etapa da Copa do Mundo de paraesgrima, realizada em Pisa, na Itália, entre os dias 19 e 22 de fevereiro. O principal destaque até aqui é Jovane Guissone, que conquistou a medalha de bronze no florete masculino B, garantindo o primeiro pódio do Brasil na competição.

    Ao todo, o Brasil convocou seis atletas para o torneio, que disputarão provas nas três armas: florete, espada e sabre. Mesmo os atletas que já competiram nesta quinta (19) ainda voltam à pista nos próximos dias em outras disputas.

    Bronze no florete B reforça trajetória internacional de Jovane Guissone

    Campeão paralímpico nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012, Jovane voltou a subir ao pódio em uma etapa da Copa do Mundo.

    Na semifinal, o brasileiro enfrentou o britânico Dimitri Coutya, um dos principais nomes da modalidade no mundo, e foi superado por 15 a 9.

    Como não há disputa de terceiro lugar na paraesgrima, os dois semifinalistas derrotados recebem medalha de bronze. Assim, Jovane dividiu o pódio com o atleta de Hong Kong Sean Glass, que perdeu para o italiano Michele Massa na outra semifinal.

    Antes da semifinal, Jovane fez campanha consistente ao se classificar em sexto lugar após a fase de poules e avançar diretamente às oitavas de final com BYE. No mata-mata, venceu o francês Yohan Peter por 15 a 8 e, em seguida, superou o ucraniano Oleg Naumenko por 15 a 2, garantindo vaga entre os quatro melhores da etapa em Pisa.

    Além do ouro em Londres 2012, Jovane também representou o Brasil nos Jogos Paralímpicos Rio 2016 e nos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020, consolidando-se como um dos maiores nomes da história da modalidade no país.

    Outros brasileiros competem no primeiro dia em Pisa

    No Florete A, Kevin Damasceno encerrou sua participação na 35ª colocação geral.

    Já no Florete B, Vanderson Chaves foi eliminado no quadro de 32.

    Entre as mulheres, Fabiana Soares competiu no florete A, mas foi superada na fase eliminatória pela francesa Clemence Delavoipiere.

    Brasil tem seis atletas na Copa do Mundo de Paraesgrima

    A delegação brasileira em Pisa é formada por:

    • Moacir Ribeiro – sabre e espada
    • Kevin Damasceno – sabre, espada e florete
    • Jovane Guissone – sabre, espada e florete
    • Izaias Monteiro – sabre e espada
    • Fabiana Soares – sabre, espada e florete
    • Vanderson Chaves – sabre, espada e florete

    A competição segue até sábado (22), com disputas nas provas de espada e sabre. Atletas que já competiram no florete ainda retornam à pista nas demais armas.

    Ir para o conteúdo