Marcus Pinto na Copa do Mundo Cadete e Júnior de Sabre (Foto: Grazie Batista/COB)
Sete esgrimistas brasileiros entraram em ação nesta quinta-feira (27) na Copa do Mundo Cadete e Juvenil de Sabre em Hammamet, na Tunísia. O primeiro dia da competição, contou com a disputa da categoria cadete nos dois naipes. Marcus Pinto foi o melhor representante do Brasil, fechando a prova masculina na quinta colocação. Já no feminino, a melhor brasileira foi Ana Beatriz Fraga que chegou até as oitavas de final e terminou na 12ª posição.
Marcus Pinto foi um dos melhores esgrimistas do dia na pule, ganhando todos os seus cinco confrontos da fase inicial da competição, sofrendo apenas seis toques. Assim, ele entrou direto no quadro de 32, onde derrotou o atleta da casa Yahia Ayadi por 15 a 4. Nas oitavas, o brasileiro venceu Mohamed El Ghanja, também da Tunísia, por 15 a 9. O maior desafio veio nas quartas de final. Marcus Pinto encarou o chinês Wu Yinan. Em um duelo equilibrado, o esgrimista da China venceu por 15 a 13 e avançou para a semifinal.
O Brasil contou com mais três representantes na competição masculina. Vince Liu chegou até as oitavas de final. Ele venceu quatro de cinco jogos na pule e passou pelo russo Timur Mukimov no quadro de 32, com vitória por 15 a 10. Nas oitavas, uma derrota no detalhe: 15 a 14 para Ashton Auw de Singapura. José Santos ganhou três e perdeu três duelos na pule. Ele ganhou do argelino Yakoub Garef no quadro de 64 por 15 a 4, mas perdeu na sequência para o russo Aleksandr Goliakov pelo mesmo placar. Por fim, Joaquim Peluso foi eliminado ainda na pule, após vencer apenas um confronto.
No cadete feminino, foram três brasileiras em ação na Copa do Mundo de Hammamet. Ana Beatriz Fraga foi o destaque do dia, iniciando sua campanha com quatro vitórias em cinco duelos na pule. Ela avançou direto para o quadro de 32, onde derrotou a russa Alena Burykina por 15 a 9. Mas Ana Beatriz parou nas oitavas de final, após perder por 15 a 12 para a chinesa Li Jiayi.
Maria Peluso e Carolina Szasz tiveram duas vitórias cada na pule. Ambas pararam no quadro de 32. Maria perdeu para Yang Shuhan de Hong Kong por 15 a 4. Carolina foi superada pela egípcia Khadija Aboualam por 15 a 3.
