Na madrugada deste sábado (15), chegou ao fim a participação brasileira na Copa do Mundo Cadete e Júnior de sabre, realizada em Tashkent, no Uzbequistão. O destaque da equipe foi Vince Liu, que conquistou o 28º lugar ao ser eliminado na fase de 32 melhores, garantindo assim sua melhor colocação entre os representantes do país. Já Erico Patto teve uma participação mais curta, sendo eliminado logo na primeira fase do mata-mata.
O esgrimista brasileiro começou sua campanha nas poules conquistando vitórias sobre o polonês Aleksander Denkiewicz, o indiano A.V. Arlin e o atleta neutro Ivan Novikov. Ele sofreu apenas duas derrotas, para Saidibrokhim Alimov, representante da casa, e Lorinc Kovacs, da Hungria.
Com a boa campanha nas poules, Vince avançou do quadro de 128 direto para o de 64. Na estreia do mata-mata, ele derrotou Bernat Farsang, da Hungria, em partida disputadíssima, por 15 a 14. No confronto seguinte, pelo quadro de 32, o brasileiro acabou superado pelo turco Poyraz Kumuk por 15 a 11, encerrando sua participação na competição.
Já Erico Patto disputou cinco partidas na primeira fase, vencendo duas delas contra Adis Idoyatov (UZB) e Filip Radoch (POL). No quadro de 128 do mata-mata, acabou eliminado pelo turco Ali Akpinar por 15 a 11, fechando na 67ª colocação.
O título de campeão ficou com Furkan Yaman, da Turquia, que superou o atleta neutro Kiram Iarullin por 15 a 9 na decisão. As medalhas de bronze foram conquistadas por Emilian Strzadala, da Polônia, e Ivan Novikov, da Rússia.
