Chegou ao fim nesta segunda-feira (10) o Campeonato Brasileiro de Esgrima de Veteranos, realizado no Barra Shopping Sul, em Porto Alegre. O evento reuniu atletas experientes de diferentes regiões do país em disputas equilibradas e cheias de emoção. As finais das categorias V40, V50 e V60 coroaram nomes da modalidade, como Silvia AJL, Patricia Sauan, Maicon Pereira, Marcelo Morais e Amauri Confortin, que garantiram os títulos nacionais em suas respectivas armas.
Sabre feminino V40 – V50
Na categoria V40, Silvia AJL, da APE Paulista, teve uma campanha dominante rumo ao título do Campeonato Brasileiro. A atleta conquistou o ouro ao vencer na final Patricia Sauan, do Pinheiros, por 15 a 5, mostrando consistência e controle durante todo o duelo. Antes da decisão, Silvia sofreu apenas dois toques na semifinal contra Cynthia Santos, do Paulistano. Cynthia dividiu o terceiro lugar no pódio com Fabiana Maluf, também do Pinheiros.
“Acho que consegui desempenhar muito bem o meu jogo hoje nas pistas. Fiz o que me propus a fazer, então acredito que os treinos valeram a pena. Consegui mudar meu estilo de jogo e acho que deu certo”, comentou Silvia, após conquistar seu primeiro título em um Campeonato Brasileiro.
Na última disputa do sabre veterano da competição, Patricia Sauan, do Pinheiros, teve uma excelente trajetória no V50. Após uma boa campanha na fase de poules, a atleta estreou direto na semifinal, onde superou Cynthia Santos, do Paulistano, por 10 a 3. Durante a decisão pelo título, Patricia manteve o bom ritmo e venceu Carla Scalabrin, do Baldin Esgrima, que havia garantido vaga na final após derrotar Fabiana Maluf, também do Pinheiros, na semifinal.
“O início do jogo na final foi difícil. Acho que acabei cometendo um erro de distância e de estratégia no meio da pista, mas consegui me concentrar e ouvir minha técnica para colocar em prática as ações que ela havia planejado ao longo do confronto”, analisou a líder do ranking nacional nas categorias V40 e V50.
Florete masculino – V40 – V50 – V60
Após o vice-campeonato no sabre masculino V40, Maicon Pereira, da Associação Campineira de Esgrima Mestre Pereira, conquistou o ouro no florete masculino V40 ao derrotar Heros Lobo, do CMSP São Paulo, por 15 a 4. Nas fases classificatórias, o atleta superou Paulo Meine, do GNU, e Gustavo Gracioli, seu companheiro de equipe, na semifinal, garantindo o título com uma campanha consistente.
“Ontem, a prata foi merecida, porque o Baldin é um cara que admiro bastante. Treinei bastante para enfrentá-lo, mas ainda preciso melhorar um pouco mais. Mesmo assim, fiquei contente com o resultado. Hoje, no florete, o nível também estava alto, cada atleta com suas particularidades, mas deu tudo certo”, comentou Maicon Pereira.
Em seguida, no V50, o gaúcho Marcelo Morais, do GNU, conquistou o título ao vencer Gustavo Gracioli, da Associação Campineira de Esgrima Mestre Pereira, por 10 a 7. A medalha de bronze ficou com Amauri Confortin e José Leal.
“Foi uma experiencia fantastica. Eu to voltando depois de 35 anos que eu treinava, joguei aqui em Porto Alegre la no inicio do ano pra ver como era e agora jogar o brasileiro e ser campeão ainda foi fantastico”
Na última categoria do florete masculino, Amauri Confortin, do GNU, conquistou a medalha de ouro ao vencer José Leal, do Curitibano, na final do V60.
