Ana Brecheret e Koiti Yamashita dominam disputas de florete e espada no Brasileiro de Veteranos

O Campeonato Brasileiro de Veteranos teve início eletrizante neste sábado (8), reunindo atletas experientes que mostraram técnica e competitividade nas disputas de espada e florete. Entre os destaques do evento, Nelson Homem, do CDE Rio de Janeiro, faturou o ouro no V60, enquanto Koiti Yamashita, do Abel Melian, conquistou dois títulos no V50 e V40. No florete feminino V40 e V50, Ana Brecheret, do Paulistano, se destacou e levou a melhor.

Espada masculina – O40 – O50 – O60

O primeiro título do Campeonato Brasileiro de Veteranos ficou com Nelson Homem, do CDE Rio de Janeiro. Na semifinal do V60, ele garantiu a vaga na final ao vencer José Leal, do Curitibano, por 10 a 5, e na decisão superou Paulo Zannin, do CMPR/AMK, pelo placar de 10 a 4.

Na decisão do V50, Koiti Yamashita, do Abel Melian, conquistou o título ao vencer Hernane Padua, do Esgrima Rapier, por 9 a 7. Antes da final, ele avançou derrotando Guilherme Garcia, do Paulistano, nas semifinais, Gustavo Gracioli nas quartas e Marcelo Morais nas oitavas.

Na última disputa da espada, o título ficou entre os atletas do Abel Melian. Koiti Yamashita conquistou novamente o ouro dessa vez no V40 ao vencer seu companheiro de equipe, Bruno Sicchieiri, em um jogo equilibrado por 15 a 12. A medalha de bronze foi dividida por Guilherme Garcia, do Paulistano, e Carlos Moreira, da Esgrima Rapier.

Florete feminino – O40 – O50

O título do florete feminino V40 e V50 ficou com Ana Brecheret, do Paulistano, que venceu Vania Oliveira, do CMSP, nas duas finais. O pódio ainda contou com Luciana Franco, da Sociedade Thalia, e Débora Pasternak, também do CMSP, dividindo o terceiro lugar.

“Minha especialidade é a espada, mas fiquei feliz em conquistar os dois títulos no florete hoje. Agora, na espada, minha expectativa é me divertir, mesmo com mais participantes, o que mostra a importância do veterano”, analisou a campeã.

Ir para o conteúdo