O Campeonato Brasileiro Infantil de Esgrima 2025 começou com tudo neste sábado (8), no Barra Shopping, em Porto Alegre. Entre os primeiros destaques da competição, Maria Luiza Garofolo faturou a espada feminina sub-11, João Perito levou o florete masculino da mesma categoria, enquanto Henrique Lopes conquistou o sabre sub-9 e Elis Trigo se sagrou campeã no sabre sub-13.
Categoria Sub-11
Maria Luiza Garofolo, do CMSP São Paulo, conquistou o título da espada feminina Sub-11 após uma campanha sólida. Com apenas uma derrota na fase de poules, ela avançou até a final e venceu Laura Caló, que vinha invicta, em um duelo decidido por apenas um toque: 11 a 10. Na semifinal, Maria Luiza também venceu Manuela Hansen pelo mesmo placar. O pódio ainda contou com Maria Alice Bond, do Curitibano, que dividiu o bronze após ser superada por Laura Caló.
“Eu sempre penso na semifinal como se fosse meu único objetivo. Encaro uma fase de cada vez. Quando consegui passar, vim preparada para a final”, comentou a campeã, que enfrentou duas disputas equilibradas na fase decisiva.
Com a segunda melhor campanha nas poules do florete masculino Sub-11, João Perito, do CMSP São Paulo, avançou direto para a fase de 32 e venceu Lorenzo Packer e Benjamin Fuchigami. Depois, superou Samuel Corrêa nas quartas e Antonio Wizer na semifinal. Na decisão, dominou o companheiro de equipe François Marfisa e garantiu o título com vitória por 11 a 3.
“Comecei jogando a poule com calma e paciência, e mantive essa postura nos outros jogos. O mais difícil foi o das quartas, que ficou bem apertado. Depois, cheguei mais tranquilo para a semifinal e também para a final”, contou João, que recebeu apenas 19 toques em toda a competição.
Categoria Sub-9 e Sub-13
Henrique Lopes, do Icarus Fencing, conquistou o título do sabre masculino Sub-9 ao vencer Enrico Buss, do AMK Mestre Kato, por 9 a 2 na final. O pódio foi completado por Luiz Correa, do LQ Life Quality, e Heitor Cardoso, da Baldin Esgrima, que ficaram com o bronze após pararem na semifinal.
“Tomei só cinco toques durante a competição e, na final, joguei contra meu amigo Enrico, com quem já estou acostumado a competir. Estou muito feliz, foi minha última competição no sabre Sub-9”, comemorou Henrique Lopes.
Fechando o dia nas disputas da categoria infantil, Elis Trigo do Abel Melian se consagrou campeã do sabre feminino Sub-13. Na fase de classificação passou com a terceira melhor campanha e sem nenhuma derrota. Com a boa campanha passou direto para as oitavas vencendo Arabella Leal, e depois Victória Barbosa nas quartas.
Encerrando sua participação na categoria sub-13, Elis venceu Olivia Grahl, do Pinheiros, na semifinal por 15 a 12, que dividiu o bronze com Marcela Ribeiro, da Baldin Esgrima. Na final, superou Ana Luiza Motta, do Paulistano, por 15 a 11.
“É inacreditável para mim. Eu queria muito vir para essa competição e dar o meu melhor, não repetir os erros das outras disputas e enfrentar todas as meninas do mesmo nível”, disse a campeã, feliz com o resultado.
