Após semi emocionante, Bia Bulcão bate companheira de clube e leva o ouro no Rio

Bia Bulcão é campeã do florete feminino no Torneio Nacional Cidade do Rio de Janeiro de Esgrima

O Esporte Clube Pinheiros dominou o florete feminino no Torneio Nacional Cidade do Rio de Janeiro, disputado no Velódromo do Parque Olímpico da Barra. A campeã foi Bia Bulcão, líder do ranking brasileiro, que superou na final sua companheira de clube Gabriella Vianna por 15 a 5.

O momento mais emocionante, entretanto, aconteceu na semifinal. Com os dois duelos acontecendo simultaneamante, chegou uma hora em que tanto Gabriella Vianna x Ana Toldo, quando Bia Bulcão x Mariana Pistoia estavam empatados em 10 a 10.

Mas, na pista 1, Gabi Vianna deslanchou no final e fechou o jogo em 15 a 10. Na pista 2, a disputa foi mais acirrada entre as duas primeiras colocadas do ranking nacional. Bia Bulcão teve o match point a seu favor em 14 a 13, mas Mariana Pistoia reagiu e empatou. A atleta do Pinheiros, no entanto, não deixou a rival nem pensar e já marcou o ponto da vitória no lance seguinte. “Quando o jogo fica 14 a 14, eu não gosto muito de ficar pensando no resultado, eu já faço a ação tentando fechar o jogo. Se ficar pensando muito, pode atrapalhar”, disse a campeã.

Depois do sufoco que foi a semifinal, Bia Bulcão não teve problemas na final diante da companheira de clube, Gabriella Vianna. Foi uma vitória tranquila por 15 a 5. “Foi o meu melhor jogo de todo o torneio”, afirmou a medalhad e ouro.

Confira todos os resultados da fase eliminatória

Oitavas de final 

  • Gabriella Vianna (ECP) – bye

  • Silvia Rothfeld (CAP) 15 x 10 Isadora Xella (AERJ)

  • Valentina Basso (ECP) 15 x 4 Luana Huang (CGB)

  • Ana Toldo (CAP) 15 x 3 Samara Silva (CAP)

  • Mariana Pistoia (GNU) 15 x 3 Yuki Wu (ECP)

  • Laura Papaiano (CAP) 15 x 5 Marina Morais (GNU)

  • Julia Aoki (ECP) 15 x 0 Isis Queiroz (CGB)

  • Bia Bulcão (ECP) – bye

Quartas de final 

  • Gabriella Vianna 15 x 3 Silvia Rothfeld

  • Ana Toldo 15 x 7 Valentina Basso

  • Mariana Pistoia 15 x 4 Laura Papaiano

  • Bia Bulcão 15 x 3 Julia Aoki

Semifinais

  • Gabriella Vianna 15 x 10 Ana Toldo

  • Bia Bulcão 15 x 14 Mariana Pistoia

Final

  • Bia Bulcão (ECP) 🥇 15 x 5 Gabriella Vianna (ECP) 🥈

🥉 Medalhas de bronze: Ana Toldo (CAP) e Mariana Pistoia (GNU)

Pódio completo – Florete feminino

🥇 Bia Bulcão (ECP Pinheiros)
🥈 Gabriella Vianna (ECP Pinheiros)
🥉 Ana Toldo (Paulistano)
🥉 Mariana Pistoia (GNU)

Troféu Brasil por equipes

Depois do dia de disputas individuais, as meninas do florete feminino voltam ao Velódromo neste sábado para o Troféu Brasil por equipes. A competição começou nesta sexta em um formato inovador com os jogos acontecendo até 20 pontos em duplas com cada time podendo ter até dois reservas.

Os campeões desta sexta-feira foram o Pinheiros no sabre masculino (Bruno Pekelman, Enrico Pezzi e Matheus Becker) e na espada feminino (Marcela Silva e Maria Luiz Roig Calderón) e o Grêmio Náutico União no florete masculino (Guilherme Toldo e Pedro Morastega).

Torneio Satélite do Rio de Janeiro de Florete

Neste sábado começa também no Velódromo o Torneio Satélite do Rio de Janeiro de florete, competição internacional que vale pontos para o ranking mundial. O campeonato começa com a participação dos homens, entre os quais o brasileiro Guilherme Toldo é o principal destaque. O gaúcho é o atual 42º colocado do ranking.Ele terá ao seu lado Dominic de Almeida (75º), Lorenzo Mion (111º), Pedro Marostega (273º) e Ricardo Pacheco (312º), além de jovens talentos como Giorgio Fumagalli e Luiz Foschini.

Entre os estrangeiros, o chileno Leopoldo Alarcón (78º) e Vicente Otayza (84º) aparecem como os mais bem ranqueados. Maximiliano Valladares, do México, e Ben Carr, da Irlanda, também participam da competição.

No feminino, cuja disputa acontece no domingo, a presença mais ilustre é a de Maxine Isabel Esteban, da Costa do Marfim, atual 38ª do ranking mundial. Atleta olímpica em Paris 2024, ela nasceu nas Filipinas e representa o país africano desde 2022. Esteban é medalhista de prata do Campeonato Africano de 2024 e bronze em 2023, além de acumular pódios em Copas do Mundo Júnior e Satélites Seniores.

Entre as brasileiras, os principais nomes são Bia Bulcão (55ª), e Mariana Pistoia (85ª), além de Gabriella Vianna (149ª) e Ana Toldo (153ª).

A chave internacional feminina contará ainda com a chilena Arantza Inostroza (68ª), a croata Dorja Blazic (81ª), a chilena Lisa Montecinos (95ª) e a alemã Aline Rustler, entre outras.

Ir para o conteúdo