Esgrima abre participação nos Jogos da Juventude em Brasília

Com participação de Guilherme Toldo, os Jogos da Juventude foram inaugurados nesta quarta-feira

Com participação de Guilherme Toldo, os Jogos da Juventude foram inaugurados nesta quarta-feira

Assessoria de Comunicação da CBE

Competição terá provas individuais e por equipes, clínicas de iniciação e palestra sobre desenvolvimento da modalidade

A esgrima será uma das atrações da edição 2025 dos Jogos da Juventude, que acontecem em Brasília entre os dias 10 e 26 de novembro. A disputa da modalidade terá início nesta quinta-feira (11), no Ginásio do Cruzeiro. Serão três dias de competição, entre 11 e 13 de setembro, todos voltados para a arma espada.

Três dias de disputas

O primeiro dia (11/09) será dedicado à espada individual masculina, enquanto a sexta-feira (12/09) terá a disputa da espada individual feminina. No sábado (13/09), encerrando a programação, acontecerá a competição de espada em duplas mistas, a partir das 10h.

Além dos confrontos oficiais, nos dias 11 e 12 haverá uma clínica de experimentação e iniciação à esgrima, das 9h às 12h, com o objetivo de apresentar o esporte a novos praticantes. Já na noite de sexta-feira (12), às 19h, está programada a palestra “Desenvolvimento da Esgrima Brasileira”, organizada pelo Instituto Brasileiro de Esgrima e pelo Projeto Engajar.

Arbitragem e representantes da CBE

A arbitragem do torneio ficará a cargo de Lorana Schwantes, Taylane Guzenski, Luciano Finardi e Ricardo Bindi, sob direção de Paulo Juan Velloso. Pela Confederação Brasileira de Esgrima, participam como representantes técnicos Rodrigo Fontes (observador técnico), Ednilson Cezano (secretário da Direção Técnica) e Juan Liendo Ochoa (coordenador geral).

Jogos da Juventude

Organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) desde 2000, os Jogos da Juventude reúnem anualmente mais de 4.000 atletas de até 17 anos, selecionados em etapas classificatórias que envolvem mais de dois milhões de estudantes em todo o país.

Ir para o conteúdo