Quatro atletas brasileiros estiveram em ação no primeiro dia da competição da categoria com jogos no sabre masculino e no florete feminino. Erico Patto ganhou a medalha de bronze (Foto: CBE/Divulgação)
Assessoria de Comunicação da CBE
Erico Patto terminou o primeiro dia do Campeonato Sul-Americano de Esgrima sub-23 como o maior protagonista do Brasil. A competição começou nesta sexta-feira (5) e acontece na cidade de Medellín, na Colômbia. O torneio reuniu em sua estreia os principais nomes da categoria no sabre masculino e no florete feminino. Quatro atletas brasileiros competiram representando o país e todos eles superaram a fase de poules, com Artur Ramos avançando no 1, Joaquim Peluso no 2, Erico Patto no 3, e José Santos no 4.
Trajetória dos brasileiros
O brasileiro com melhor campanha na fase de poules foi Erico Patto, que se classificou com a sétima melhor campanha, com quatro vitórias em seis combates. José Santos garantiu vaga na 18ª posição, com dois triunfos em cinco duelos, seguido por Joaquim Peluso, 21º, com dois placares positivos e seis adversos. Já Artur Ramos avançou em 27º. No primeiro duelo eliminatório do Sul-Americano sub-23, Erico Patto superou o chileno Esteban Gallardo, por 15 a 7. Já José Santos, Joaquim Peluso e Artur Ramos se despediram da competição.
Joaquim Peluso foi superado pelo venezuelano Eduar Bru (15 a 8). Já Arthur Ramos sofreu revés contra o chileno Pascual Gallardo (15 a 10). Por fim, José Santos deu adeus ao Sul-Americano sub-23 com placar adverso diante do colombiano Brandon Vallecilla (15 a 10). Nas oitavas de final, Erico Patto despachou o peruano Leonardo Nuñez (15 a 5) e confirmou vaga entre os oito melhores da competição. Nas quartas, o brasileiro conquistou relevante vitória em cima do venezuelano Pedro Limpio, que havia passado com a segunda campanha na etapa de poules.
O triunfo de Erico Patto aconteceu por 15 a 12, colocando o esgrimista do Brasil na semifinal. Com esse resultado positivo, o brasileiro garantiu a primeira medalha do país no Sul-Americano sub-23. O adversário seguinte dele foi o colombiano Samuel Cruz, que avançou para a decisão fazendo 15 a 8. Na final entre atletas da Colômbia, o algoz de Erico Patto levou a melhor diante Juan Sebastian Cortes em combate acirrado, por 15 a 14.
Programação do segundo dia
Nove brasileiros competem neste sábado (6) pelo Sul-Americano de Esgrima sub-23. O florete masculino abre o dia em Medellín com Guilherme Lobo e Guilherme Vianna na disputa a partir das 11h. Mais tarde, com início previsto para às 15h, Laura Correia, Aydee Dias, Catarina El Murr, Laura El Murr, Mariana Gondo, Gabriela Portugal e Pietra Teixeira jogam pelo Brasil na espada feminina.