Única representante do Brasil no sabre feminino no Campeonato Mundial de Esgrima 2025, realizado em Tbilisi, Geórgia, Isabela Carvalho ficou a uma vitória de avançar ao quadro principal da competição neste sábado (26). No masculino, o melhor desempenho brasileiro na espada foi de Alexandre Camargo, que terminou sua campanha na 123ª colocação, melhor resultado do país nessa arma.
Medalhista de bronze nos Jogos Pan-Americanos, Isabela Carvalho teve um desempenho positivo na fase de poules do Mundial, com três vitórias em seis combates, o que garantiu a 63ª colocação geral. Com o resultado, avançou diretamente para a segunda fase preliminar, onde enfrentou a número 7 do ranking mundial, Luisa Herrera Lara, do Uzbequistão. No confronto que valia uma vaga no quadro de 64, a disputa foi acirrada e terminou com vitória da asiática por 15 a 13, enquanto a brasileira encerrou sua participação na 83ª colocação.
Brasil para na segunda fase do quadro preliminar na espada masculina
Entre os homens, nenhum dos quatro representantes do Brasil conseguiu avançar ao quadro principal. O melhor desempenho ficou com Alexandre Camargo, que somou três vitórias em cinco duelos na fase de poules, classificando-se para a chave preliminar com o 48º melhor resultado. Na segunda fase, enfrentou Khalifa Al Zarooni, dos Emirados Árabes Unidos, e foi superado em um duelo equilibrado, com placar de 15 a 13, encerrando sua participação na 123ª colocação.
Logo em seguida, apareceu Matheus Brandt, que terminou na 129ª colocação após derrota para Tristan Tulen, da Holanda. Nicolas Deguchi ficou em 131º lugar, sendo eliminado por Azfar Ong, de Singapura, ambos com placares apertados de 15 a 14. Já Pedro Petrich superou Rakan Alharban na primeira rodada eliminatória, mas acabou eliminado na sequência pelo israelense Yuval Freilich, que venceu por 15 a 10, deixando o brasileiro na 157ª colocação.