(Foto: Rosele Sanchotene/CBE)
Dia cheio para os atletas brasileiros no Campeonato Mundial de Esgrima 2025 em Tblisi, na Geórgia. No individual, Beatriz Bulcão entrou em ação no florete feminino, encarando a campeã olímpica Arianna Errigo, da Itália. Já nas disputas por equipes, o Brasil competiu na espada feminina e no florete masculino, mas foi eliminado na primeira rodada nos dois naipes.
Beatriz Bulcão foi a única atleta do Brasil que avançou para o quadro principal do florete feminino. Mas logo na primeira rodada, ela teve uma adversária forte: a italiana Arianna Errigo, campeã olímpica e mundial e atual quarta colocada do ranking. Errigo começou melhor no combate, abrindo 8 a 2 no placar. Beatriz teve uma reação, com a diferença caindo para quatro toques no 10 a 6. Mas a italiana se manteve à frente até fechar o jogo em 15 a 7.

O dia ainda teve as primeiras rodadas da disputa por equipes no florete masculino e na espada feminina. O time masculino do Brasil foi formado por Guilherme Toldo, Dominic de Almeida, Pedro Marostega e Paulo Morais. Nosso adversário foi a Espanha. Os espanhóis foram bem no início do confrotno, abrindo 15 a 11 no placar. Mas o Brasil reagiu, após uma boa sequência de toques de Paulo Morais e Guilherme Toldo para passar na frente: 23 a 20. Mas a Espanha conseguiu voltar para a liderança do placar e ganhou o confronto por 45 a 35.
Na espada feminina, a equipe do Brasil teve Marcela Silva, Maria Rita de Camargo e Victoria Vizeu. As brasileiras enfrentaram o time dos Estados Unidos. Marcela fez um bom início de combate, ganhando a parcial contra Hadley Hussian por 3 a 2. Mas a partir do quarto período do duelo, os Estados Unidos abriu uma grande vantagem no placar, para vencer por 44 a 19.
