Guilherme Toldo ficou em quinto lugar no florete masculino no Campeonato Pan-Americano de esgrima
Da Assessoria de Comunicação da CBE
O Campeonato Pan-Americano de Esgrima 2025 começou em alto nível nesta segunda-feira (24), na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro. A primeira final do dia foi a do florete masculino, disputada entre dois atletas dos Estados Unidos. O vencedor foi Alexander Massialas, que bateu Nick Itkin por apenas um ponto na grande decisão. Entre os brasileiros, Guilherme Toldo e Paulo Morais se destacaram, mas pararam nas oitavas de final.
A decisão
Massialas teve um início dominante na final, abrindo 10 a 5 sobre Itkin. Mas o adversário reagiu com seis toques consecutivos e virou o placar para 11 a 10. A partir daí, os dois se alternaram na liderança até que Massialas conseguiu o toque decisivo e fechou o duelo por 15 a 14. Com o resultado, ele conquistou mais um título continental para sua carreira, que já inclui duas pratas olímpicas (Rio-2016 por equipes e Tóquio-2020 no individual) e o bronze por equipes em Tóquio-2020.
Nick Itkin, por sua vez, que é o atual número 3 do mundo, foi medalhista de bronze em Paris-2024 e defendia seu título no Pan, ficou com a prata. Os bronzes foram para Gerek Meinhardt, também dos EUA, e para o argentino Augusto Servello, que superou o brasileiro Guilherme Toldo nas quartas de final.
Brasileiros têm boas campanhas, mas param antes do pódio
O Brasil contou com quatro representantes na disputa do florete masculino: Guilherme Toldo, Paulo Morais, Dominic de Almeida e Lorenzo Mion. Todos avançaram da fase de grupos e venceram pelo menos um duelo eliminatório.
-
Guilherme Toldo, bronze no Pan de 2024, foi o melhor brasileiro. Após passar direto para o quadro de 32, estreou com vitória por 15 a 9 sobre Vicente Otayza, do Chile. Nas oitavas, superou o mexicano Maximo Azuela por 15 a 9. Mas parou nas quartas diante do argentino Augusto Servello, em um confronto equilibrado que terminou 15 a 10. Com o resultado, Toldo ficou em quinto lugar.
-
Paulo Morais também teve bom desempenho. Eliminou o argentino Nicolas Marino por 15 a 14 fase de 32 e depois passou pelo canadense Adrian Wong por 15 a 13 nas oitavas. Nas quartas, encarou o experiente Gerek Meinhardt, medalhista olímpico e multicampeão pan-americano, e perdeu por 15 a 10, encerrando sua participação em oitavo lugar.
-
Dominic de Almeida começou o mata-mata vencendo o mexicano Maximo Murray por 15 a 4. No quadro de 16, caiu diante de Miguel Grajales, da Colômbia, por 15 a 11. Terminou entre os 16 melhores da competição.
-
Lorenzo Mion venceu César Aguirre, da Venezuela, por 15 a 1 no quadro de 64. Na fase seguinte, foi derrotado por Augusto Servello por 15 a 11.
Domínio americano no topo e surpresa argentina
Com três semifinalistas, os Estados Unidos mantiveram sua hegemonia na arma. Além do campeão Massialas e do vice Itkin, o país também emplacou Gerek Meinhardt no pódio. A grande surpresa do dia foi o argentino Augusto Servello, que eliminou dois brasileiros (Mion e Toldo) e chegou até a semifinal, onde acabou superado por Massialas. Com o bronze, ele subiu ao pódio pela primeira vez em um Pan adulto.
Transmissão e próximos dias
As disputas do Campeonato Pan-Americano de Esgrima 2025 seguem até domingo (29), com provas individuais e por equipes. As eliminatórias são transmitidas a partir de 9h no canal da CBE TV no YouTube, enquanto as semifinais e finais individuais têm exibição no Canal Olímpico do Brasil, a partir das 18h.
Nesta quarta-feira (25), o segundo dia do Pan terá as disputas da espada masculina e do sabre feminino. O Brasil será representado por Pedro Petrich, Alexandre Camargo, Nicolas Ferreira e Nicolas Deguchi na espada, além de Karina Trois, Luana Pekelman, Isabela Carvalho e Pietra Chierighini no sabre.