Analia Canales e Bruno Pekelman são os primeiros campeões da categoria adulta no Torneio Cidade de Porto Alegre

No segundo dia do Torneio Cidade de Porto Alegre, foram definidos os primeiros campeões da categoria adulta e os últimos do pré-cadete. Analia Canales e Bruno Pekelman conquistaram o título na espada feminina e no sabre masculino adulto, respectivamente. Já Joaquim Peluso, Sophia Asquino e Antonio Teixeira ficaram com o ouro no pré-cadete, nas provas de sabre masculino, florete feminino e espada masculina.

Sabre masculino Pré cadete

O primeiro campeão do dia foi Joaquim Peluso, do Pinheiros, que venceu no sabre masculino pré-cadete. “Meu técnico falou antes do jogo exatamente o que eu tinha que fazer. Não entendi muito bem no início, mas depois fui fazendo e deu tudo certo. Eu entendi que o jogo tava na minha mão e aí peguei o embalo e comecei a gritar pra conseguir fazer os pontos”, contou o campeão.

Para conquistar o título, Joaquim Peluso passou pela fase de poules como o segundo melhor, avançando direto para as quartas, onde venceu Theo Baldin por 15 a 8. Na semifinal, superou Henry Douglas com tranquilidade, por 15 a 4, e garantiu o ouro ao vencer José Santos, do Paulistano, por 15 a 7 na final. As medalhas de bronze ficaram com Rafael Sauan e Henry Douglas.

Espada feminina Adulto

Abrindo as disputas da categoria adulta, Analia Canales, do Chile, conquistou o título na espada feminina com uma virada sobre Renata Zettermann, do Paulistano, vencendo por 15 a 13 na final. Na semifinal, superou sua compatriota Paula Vasquez com autoridade, por 15 a 1. Antes disso, passou por Mariana Melo, Ekaterina Kholmogorova e Sophia Asquino. O bronze foi dividido entre Paula Vasquez e Marcela Silva do Pinheiros.

“Entrei no primeiro combate um pouco nervosa por ser o último, e acabei ficando atrás no início. No segundo tempo, conversei com meu treinador, foquei no que precisava fazer e fui ponto a ponto”, contou a campeã, que chegou a estar seis pontos atrás na final.

Florete feminino Pré cadete

No florete feminino, Sophia Asquino, do LQ Life Quality, e Yuki Wu se enfrentaram na decisão do título. Sophia, que terminou a fase de poules na quarta colocação, passou por jogos duríssimos nas eliminatórias: venceu Julia Aoki por 15 a 12 nas quartas e Giulia Santos por 15 a 13 na semifinal. Já Yuki garantiu sua vaga na final ao superar Eduarda Nascimento por 15 a 14 nas quartas e Alicia Fontenele por 15 a 11.

Na final do florete feminino, Sophia Asquino venceu Yuki Wu por 15 a 12. Giulia Santos e Alicia Fontenele completaram o pódio com o bronze. “Eu tava tranquila em relação ao jogo. Na minha cabeça, eu tinha tudo sob controle pra conseguir ganhar e deu certo”, comentou a campeã. 

Espada masculina Pré cadete

Fechando a categoria Pré-Cadete, Antonio Teixeira conquistou o título na espada ao vencer Joshua Janotto por um apertado 15 a 14. “Fiquei muito feliz com o título. Não é minha arma, então joguei mais relaxado e consegui atuar melhor, com mais confiança, fazendo o que meu técnico falava”, comentou o campeão.

O campeão também teve um caminho difícil, vencendo na semifinal por 15 a 14 Octavio Ghilardi, do Pinheiros, que dividiu o terceiro lugar com Pedro Louzada, do Paulistano. Antes disso, passou pelas poules com cinco vitórias, avançando como o melhor colocado.

Sabre masculino adulto

Por fim, em uma disputa entre companheiros de equipe do Pinheiros, Bruno Pekelman foi o último campeão do dia ao vencer Enrico Pezzi por 15 a 12. Na semifinal, superou Marcus Pinto, e nas quartas eliminou o chileno Ricardo Alvarez por 15 a 7. O terceiro lugar ficou com Vince Pastore, do Baldin, e Marcus Pinto, do GNU.

“Uma prova bem diferente do que a gente está acostumado, com bastante gente de fora, e fico muito feliz. É um resultado muito importante pra mim, fazia tempo que eu não conquistava um ouro, então realmente vejo um desenvolvimento”, finalizou o campeão.

Pular para o conteúdo