Nesta sexta-feira (7) a brasileira Maria Carolina Guimarães avançou para a fase chave principal na Copa do Mundo de Espada de Barcelona. Outras três atletas disputaram a competição, mas não avançaram entre as 64 melhores.
Maria Carolina Guimarães começou o dia com cinco vitórias na fase de poules em seis jogos. Com 4 a 3 contra Katrina Lehis da Estônia, 5 a 4 contra a estadunidense Tanishka Padhye, 5 a 3 contra a espanhola Alejandra Cisneros, 5 a 4 para a israelense Nicole Feygin, e 5 a 3 contra a Venezuelana Camila Chacon. A única derrota da primeira fase foi contra a canadense Emma Ning, por 5 a 3. Dessa forma, Maria Carolina avançou para o mata-mata com a 46ª posição geral.
Após bye na primeira rodada, a brasileira reencontrou Emma Ning no seu primeiro jogo eliminatório. Mas com revanche, a Maria Carolina venceu por 15 a 10, seguindo para os 128 avos. Lá, encontrou a japonesa Baba Haruna, superando a adversária por 15 a 13 e se garantindo no quadro principal da competição. Maria Carolina Guimarães volta à pista neste sábado (8), às 6h20 (horário de Brasília).
Victoria Vizeu fica a uma vitória do quadro principal
Outra atleta chegou muito perto de se garantir entre as 64 melhores da etapa foi Victoria Vizeu. A atleta teve quatro vitórias em seis jogos nas poules. Ela venceu a estadunidense Sedna Gandhi por 5 a 4, a grega Nefeli Rodopoulou por 5 a 2, a holandesa Cheryl de Jong por 5 a 1 e a lituana Anna Vergnes por 5 a 2, enquanto as derrotas vieram contra francesa Lydiane Hersant por 4 a 3, e a ucraniana Anna Maksymenko por 5 a 3. Assim, Victoria foi para a próxima fase com 56ª posição.
A brasileira foi bye no primeiro jogo e em seguida venceu a britânica Danielle Lawson por 15 a 10, em seguida, porém foi superada pela polonesa Kinga Zgryzniak por um ponto, com 10 a 9 no placar final. Assim, Victoria Vizeu encerrou o torneio individual na 72º colocação geral. Outras brasileiras estiveram na Copa do Mundo de Espada de Barcelona, Laura Correia (255ª), Marcela Silva (257ª), Maria Paro (260ª), Gabriela Portugal (281ª) e Pietra Teixeira (296ª).
Bia Bulcão cai em Turim
Em primeira competição de 2025, Ana Beatriz Bulcão sofreu revés no primeiro jogo eliminatório do Grand Prix de Turim. A brasileira teve dois triunfos entre as seis disputas de poules. Bia venceu por 5 a 0 Lorena Wong, de Hong Kong, e 5 a 1 contra a Larissa Pensa de Moldávia. Por outro lado, foi derrotada por 5 a 1 contra a francesa Matilde Chaullet, 5 a 3 da austríaca Freya Cenker e da húngara Kondricz Kata por 5 a 2. Bia foi a 127ª após a primeira fase.
Porém, na rodada de 128 avos, Bia Bulcão acabou superada pela francesa Emmie Nayl por 15 a 9 e foi eliminada. Outra participante do Grand Prix de Turim foi Livia Burberry, porém sem vitórias na fase de grupos, a brasileira não avançou ao mata-mata da competição.