Guilherme Toldo e Karina Trois confirmam favoritismo e vencem a última competição individual da temporada

Guilherme Toldo e as premiações de campeão em Curitiba e de destaque da temporada. Foto: Rosele Sanchotene.

 

Líderes do ranking nacional conquistaram o ouro no Torneio Nacional Mestre Gennady; segundo dia de disputas em Curitiba teve campeões também no Troféu Brasil de Equipes e no Torneio Nacional Veterano

 

Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

O segundo dia de competições de esgrima na Universidade Federal Tecnológica do Paraná, em Curitiba (PR), confirmou a ótima fase que vivem dois ícones da modalidade. Neste sábado (7), Guilherme Toldo (GNU-RS) e Karina Trois (Paulistano-SP) confirmaram o favoritismo e venceram o Torneio Nacional Mestre Gennady, última competição individual da temporada.

Toldo, principal nome do florete masculino do Brasil há quase 15 anos, mostrou estar em plena forma e pronto para mais um grande ciclo olímpico. Venceu todos os duelos na pule e passou com bastante tranquilidade pelo mata-mata. Na semifinal, bateu Henrique Marques (Pinheiros-SP), por 15 a 9. Na decisão, Dominic de Almeida (Pinheiros-SP), dono da melhor campanha nas pules e com participação irretocável, mas que não resistiu ao melhor jogo do gaúcho: 15 a 10. Lorenzo Mion (Pinheiros-SP) foi o outro medalhista de bronze.

No sabre feminino, Karina Trois segue soberana. Representante brasileira nos últimos Pré-Olímpicos e líder do ranking nacional, fez uma boa campanha, perdendo apenas um jogo na pule, para Ana Clara Oliveira (Sociedade Thalia-PR), por 5 a 3. Depois, foi caminhando segura até a decisão, quando enfrentou a colega de clube, Pietra Chirighini, vencendo por 15 a 9. Duas atletas do Pinheiros, Luana Pekelman e Isabela Carvalho, ficaram com as medalhas de bronze.

Pinheiros vence nas equipes

No primeiro duelo pelo Troféu Brasil de Equipes, o Esporte Clube Pinheiros mostrou grande força. Participando com duas equipes, conquistou a medalha de ouro, com a equipe formada por Bia Bulcão, Gabriella Vianna e Valentina Basso, e o bronze, com Julia Grahl, Yuki Wu e Julia Aoki. Na final, a equipe principal do pinheirense bateu o time do Grêmio Náutico União-RS, formado por Mariana Meine, Giovana Bonetti, Marina Morais e Ana Toldo, por 45 a 19.

Silvia Rothfeld brilha

A gaúcha Silvia Rothfeld (Paulistano-SP) foi soberana no primeiro dia do Torneio Nacional Veterano. Ela venceu as duas categorias em disputa no florete feminino. No pré-veterano, superou Luciana Franco (Sociedade Thalia-PR) na decisão, por 15 a 2. Vânia Oliveira (Círculo Militar-SP) e Kelly Ramos (Sociedade Thalia-PR) foram as medalhistas de bronze. No veterano 1, as posições foram as mesmas, dessa vez com Silvia vencendo a decisão por 10 a 4.

Homenagens

Além das disputas deste sábado, o evento em Curitiba teve a homenagem a três grandes nomes da esgrima brasileira: o floretista gaúcho João Souza , que representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 e medalhista dos Jogos Pan-Americanos; Roberto Lazzarini, representante brasileiro nos Jogos de Seul 1988 e Barcelona 1992; e o Mestre D’Armas, ex-técnico da Seleção Brasileira de pentatlo moderno e presidente da Federação Riograndense de Esgrima, Silvio Dadia Sampaio.

 

Programação

O domingo será o último dia do Troféu Brasil por Equipes e do Torneio Nacional de Veteranos. Veja a programação:

9h – Troféu Brasil de Equipes – Florete Masculino e Sabre Feminino

10h – Torneio Nacional Veterano – Sabre Feminino Pré-Veterano, Veterano 1 e Veterano 2

12h – Torneio Nacional Veterano – Florete Masculino Pré-Veterano, Veterano 1 e Veterano 2

  

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayres[email protected]

Pular para o conteúdo