Delegação brasileira após as medalhas no primeiro dia. Foto: Acervo pessoal.
Arthur Wolff e Valentina Basso subiram ao pódio no primeiro dia da Gymnasiade, em Manana, no Bahrein
Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação
Assessoria de Imprensa da CBE
A esgrima brasileira começou com o pé direito a disputa dos Jogos Mundiais Escolares Sub-18, a Gymnasiade. Neste sábado (26), o país conquistou duas medalhas na modalidade, ambas de bronze. Arthur Wolff, no sabre masculino, e Valentina Basso, no florete feminino, subiram ao pódio em suas participações.
Valentina fez grande participação na prova, desde a pule. Ela venceu suas cinco adversárias nesta primeira fase: a bareinita Yaqeen Salman (5 a 0), a saudita Athari Tukruni (5 a 0), a taiwanesa Huang-Mei-Tzu Chang (5 a 2), a mexicana Valentina Figueroa (5 a 4) e a omani Isra Alsiyabi (5 a 3).
A brasileira passou com a terceira melhor campanha. No quadro de 16, bateu a saudita Basma Alrashid, por 15 a 3. No quadro de 8, a vítima foi a egípcia Jana Ahmed, por 15 a 11. Valentina só foi superada na semifinal, pela chinesa Lulu Zheng, com placar de 15 a 3 para a asiática, que viria a conquistar a medalha de ouro na sequência.
Wolff teve desempenho semelhante no sabre. Não tomou conhecimento dos seus adversários na pule: os sauditas Jehad Alobaid (batido por 5 a 4) e Abdulsalam Alanazi (5 a 0), o indiano Aranv Agarwal (5 a 0) e o azerbaijano Abbas Husyonov (5 a 3). Ele foi o segundo colocado geral.
Nas eliminatórias, passou diretamente pelo quadro de 16. No quadro de 8, voltou a encontrar o saudita Jehad Alobaid, em jogo onde o adversário precisou abandonar por problema médico. Na semifinal, caiu para o egípcio Adam Shalaby, por 15 a 13, ficando com o bronze.
O torneio de esgrima dos Jogos Mundiais Escolares Sub-18 continua nesta segunda-feira (28), com as disputas de florete masculino e espada feminino, em que participam Pedro Nogueira e Laura Correia, respectivamente. Na terça, é a vez da espada masculino e sabre feminino, com Matheus Brandt e Stella Santos em pista.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayres – [email protected]