Mais um ouro pan-americano para Manuela Hansen, agora na espada infantil

Brasil ganha também duas medalhas de prata e duas de bronze no quarto dia de disputas na Costa Rica
(Foto: Divulgação)

Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

Mais uma atleta do Brasil subiu ao topo do pódio no Campeonato Pan-Americano de Esgrima Infantil e Veterano. Neste domingo (18), quarto dia de disputa em Escazú, na Costa Rica, a paranaense Manuela Hansen sagrou-se campeã na espada feminino infantil A.

E não foi só Manuela que subiu ao pódio. No florete feminino pré-cadete, Eduarda Nascimento ficou com a prata. Já Patrícia Di Cunto faturou duas medalhas: prata no sabre feminino veterano 2 e bronze na espada pré-veterano. Por fim, na espada feminino infantil A, Júlia Canashiro ganhou bronze.

Manuela conquista seu segundo ouro

Após passar invicta pelas poules, Manuela Hansen ficou de bye nas oitavas e estreou no quadro principal nas quartas, com vitória por 8-1 sobre Nina Yang, dos Estados Unidos. Na semifinal, venceu a compatriota Júlia Canashiro (que levou bronze) por 8-7. Na decisão, conquistou o ouro fazendo 8-4 em Phoebe Wang, dos Estados Unidos.

A medalha de ouro foi a segunda de Manuela neste Pan-Americano. Ela já tinha conquistado bronze no sabre infantil B. Júlia Canashiro, que ficou com o bronze, já havia conquistado uma prata anteriormente, no florete infantil A.

Patrícia ganha prata e bronze

Patrícia Di Cunto, que já havia conquistado uma prata na espada feminino categoria veterano 2, voltou a disputar uma final, agora no sabre feminino veterano 2. Após superar as poules, estreou nas quartas derrotando Dede Deane, dos Estados Unidos, por 10-3. Na semifinal, enfrentou outra atleta norte-americana, Esperanza Alzona, e venceu por 10-8. Na decisão, Patrícia encarou novamente uma adversária dos Estados Unidos, Naomi Dhal, sendo superada por 10-7.

Na disputa da espada pré-veterano, Patrícia também enfrentou apenas atletas dos Estados Unidos: venceu Teodora Stanica (10-9) nas oitavas e May Rowland (10-4) nas quartas. Na semifinal, no entanto, a brasileira perdeu para Nicole Polanichka por 10-5 e ficou com o bronze.

Pela categoria pré-veterano, Adriana Lourenço ficou na 15ª colocação. Na espada masculina veteranos 1, Koiti Yamashita se classificou para o quadro principal, mas caiu na fase de 32 e encerrou sua participação em 19º lugar.

Outros medalhistas do dia

Quem também subiu ao pódio em Escazú foi Eduarda Nascimento, vice-campeã no florete feminino pré-cadete. Ela começou no quadro principal nas oitavas, vencendo Jordan Crowder, do México, por 10-4; nas quartas, repetiu o placar contra a colombiana Maria José Verdesoto; na semifinal, venceu outra mexicana, Liliana Maldonado, por 10-7. Contudo, na decisão, foi superada por 10-2 por Natalie Joo, dos Estados Unidos.

No sabre feminino pré-cadete, Nina Yamashita foi a 7ª colocada, Ana Luiza Motta a 10ª e Olívia Grahl a 12ª. Já no sabre masculino infantil B, Antônio Fonseca ficou em 8º, Theo Kadunc em 10º, João Pedro Perito em 11º, Tomas Douglas em 14º, Sami Mahmoudi em 15º e Henrique Gonzales em 16º lugar na tabela.

Classificação

Os Estados Unidos, com um total de 62 medalhas conquistadas (17 de ouro, 19 de prata e 26 de bronze), lideram a classificação do Campeonato Pan-Americano Infantil e Veterano. O Brasil ocupa a vice-liderança, com 14 (4 ouros, 4 pratas e 6 bronzes), seguido da Argentina, que tem 3 ouros, 1 prata e 2 bronzes.

Programação

A competição chega ao fim nesta segunda-feira (19). As últimas disputas na Villa Ecológica Deportiva de Escazú serão de florete feminino infantil B, sabre feminino infantil A, florete masculino pré-cadete, espada feminina pré-cadete, florete masculino veterano 1, espada feminina veterano 1 e espada masculina pré-veterano.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayres[email protected]

Pular para o conteúdo