Floretista Silvia Rothfeld conquista sua segunda medalha de ouro no Campeonato Pan-Americano, na Costa Rica

Além de Silvia, Patrícia Di Cunto fica com a prata na espada veterano e Henrique Lopez com o bronze no sabre infantil
(Foto: Divulgação)

Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

O Brasil voltou a subir ao topo do pódio no Campeonato Pan-Americano de Esgrima Infantil e Veteranos, disputado em Escazú, Costa Rica. Neste sábado (17), Silvia Rothfeld, que na véspera havia conquistado o título do florete feminino na categoria Veterano 1, repetiu o feito na Pré-Veterano, conquistando sua segunda medalha de ouro na competição. Na categoria Veterano 2 da espada feminina, Patrícia Di Cunto também chegou à final e ficou com a medalha de prata. Já no Infantil, Henrique Lopez ganhou bronze no sabre masculino A.

A campanha de Silvia Rothfeld para chegar ao título na Pré-Veterano foi perfeita. Nas poules, venceu seus quatro jogos. Após ficar de bye nas oitavas, ela derrotou Sabina Orsi, dos Estados Unidos, por 10-1, nas quartas. Na semifinal, a vitória (por 10-6) foi sobre Melissa Alvarenga, de El Salvador.

Na decisão, um triunfo incontestável por 10-2 sobre Diana Quevedo, da Colômbia, garantiu a Silvia mais um ouro em Escazú. Suzana Pasternak, outra brasileira a competir nesta categoria, foi eliminada pela colombiana Quevedo nas quartas de final, terminando a competição em 6º lugar.

Na espada feminina categoria Veterano 2, Patrícia Di Cunto venceu seus cinco jogos nas poules. Ficou de bye nas oitavas e, nas quartas, derrotou Maria Elizabeth Reyes, de El Salvador, por 10-4. Na semifinal, a brasileira se classificou para a decisão ao vencer Charlotte Bowie, dos Estados Unidos, por 3-1.

A final colocou Patrícia frente a frente com outra espadista dos Estados Unidos, Georgina Love. Mesmo com mais uma boa atuação, ela acabou superada pela norte-americana pelo apertado placar de 10-9, e terminou com a medalha de prata.

Bronze no sabre infantil

O Brasil também conquistou uma medalha na categoria Infantil neste sábado. Henrique Lopez levou bronze no sabre masculino A. Para subir ao pódio, após ter vencido cinco de seus oito duelos nas poules, ele bateu o compatriota Tomas Douglas nas quartas; mas acabou superado na semifinal por Evan Chung, dos Estados Unidos. Tomas terminou na 5ª colocação.

Na espada feminina Infantil B, Sofia Calfat ficou na 8ª posição, Carolina Aravena na 9ª, Laura Palermo na 10ª, Bianca Clemente na 12ª, Sofia Ferron na 14ª e Helena Pick Ornaghi na 15ª colocação. Já na espada masculina Pré-Cadete, Lorenzo Castello Branco terminou em 5º lugar, José Beccaria em 7º, Antônio Teixeira em 12º, Guilherme Goivinho em 13º e Arthur Venezuela na 21ª posição.

Classificação

Com um total de 48 medalhas conquistadas (13 de ouro, 14 de prata e 21 de bronze), os Estados Unidos lideram a classificação do Campeonato Pan-Americano Infantil e Veteranos. O Brasil está em segundo lugar, com nove (3 ouros, 2 pratas e 4 bronzes), seguido pelo México, com sete (2 ouros, 1 prata e 4 bronzes).

Programação

O Campeonato Pan-Americano de Esgrima Infantil e Veteranos prossegue neste domingo (18) na Villa Ecológica Deportiva de Escazú, Costa Rica. Estão programadas as disputas de espada feminina Infantil A, sabre masculino Infantil B, florete feminino Pré-Cadete, sabre feminino Pré-Cadete, espada feminina Pré-Veterano, espada feminina Veterano 1 e sabre feminino Veterano 2.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayres[email protected]

Pular para o conteúdo