Camargo, Santibañez e Pekelman conquistam títulos no Torneio Nacional Cidade do Rio de Janeiro

Campeões da espada masculina, florete feminino e sabre masculino comemoram no Clube Militar-RJ
(Foto: Rosele Sanchotene)

Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

Chegou ao fim neste sábado (10) o Torneio Nacional Cidade do Rio de Janeiro, competição realizada no Clube Militar, que marcou a reabertura do calendário da CBE após os Jogos de Paris 2024. Alexandre Camargo (Academia Mestre Kato-PR) na espada masculina; a chilena Rafaela Santibañez no florete feminino; e Bruno Pekelman (Pinheiros-SP) no sabre masculino foram os campeões do dia.

Camargo triunfa na espada

A espada masculina foi a arma que reuniu o maior número de competidores, com um total de 65 participantes. Entre eles, oito estrangeiros: seis chilenos, um canadense e um finlandês.

A semifinal teve confrontos entre brasileiros (ambos da Academia Mestre Kato-PR) e chilenos: Alexandre Camargo x Jorge Valderrama e Pedro Petrich x Lucas Inostroza. Camargo e Inostroza venceram, respectivamente, por 15-12 e 15-5, classificando-se para a decisão, enquanto Petrich e Valderrama levaram os bronzes.

O duelo entre Brasil e Chile que decidiu o título foi emocionante. Inostroza saiu na frente, mas Camargo, líder do ranking brasileiro da arma, virou o jogo e venceu por 15-13, garantindo o ouro. Uma conquista que ajuda a esquecer um pouco o fato de não ter ido aos Jogos de Paris devido a uma polêmica decisão de arbitragem na final do Pré-Olímpico das Américas.

“Foi uma competição diferente; a seleção chilena principal participou, além de atletas de outros países. Venci, mas acho que poderia ter jogado melhor. Fiquei chateado por não ter ido a Paris, mas agora é focar nas competições internacionais”, disse Alexandre Camargo, que em novembro disputará a Copa do Mundo de Berna, na Suíça.

Chilena vence no florete

Reunindo 20 competidoras, sendo 17 brasileiras e três chilenas, o florete feminino foi a segunda arma a entrar em pista neste sábado, no Clube Militar. As semifinais tiveram vitórias de Daphne Becker (Grêmio Náutico União-RS) por 15-14 sobre sua companheira de clube, Ana Toldo, e da chilena Rafaela Santibañez por 15-4 sobre Gabriela Vianna (Pinheiros). Ana e Gabriela ficaram com as medalhas de bronze.

Em mais um confronto decisivo entre Brasil e Chile, Daphne Becker chegou a abrir seis pontos de vantagem no início, mas permitiu a reação de Rafaela Santibañez. A chilena, invicta desde as pules, virou o jogo e venceu por 15-10, conquistando o título no Rio.

“Foi um jogo intenso, que consegui virar por nunca desistir. Não esperava ser campeã, mas consegui, e isso serve como estímulo para o Campeonato Sul-Americano”, declarou a floretista chilena.

Pekelman é campeão no sabre

A arma que fechou o Torneio Nacional foi o sabre masculino. A decisão reuniu dois conhecidos rivais: Bruno Pekelman, do Pinheiros, e Henrique Garrigós, do Paulistano. Eles derrotaram nas semifinais seus companheiros de clube Matheus Becker (15-11) e Renato Saliba (15-10), que levaram os bronzes.

A rivalidade paulista entre atletas e clubes marcou a decisão. Pekelman começou em vantagem, mas Garrigós encostou no placar. No fim, com tudo igual, o título foi decidido no último toque. Bruno Pekelman foi mais eficiente e fechou o jogo em 15-14, sagrando-se campeão.

“Eu e Garrigós estamos sempre decidindo títulos, sempre é um jogo muito apertado. Estamos no circuito há muitos anos e a experiência ajuda nos momentos decisivos. Este título me anima para iniciar um novo ciclo olímpico”, afirmou Pekelman.

Campeões do Torneio Nacional Cidade do Rio de Janeiro

  • Espada masculina – Alexandre Camargo (Academia Mestre Kato-PR)
  • Espada feminina – Laura Correia (Paulistano-SP)
  • Florete masculino – Paulo Morais (Tênis Clube Paulista-SP)
  • Florete feminino – Rafaela Santibañez (Chile)
  • Sabre masculino – Bruno Pekelman (Pinheiros-SP)
  • Sabre feminino – Karina Trois (Paulistano-SP)

Troféu Brasil por Duplas

Neste domingo (11), o inédito Troféu Brasil por Duplas chega ao seu segundo e último dia de disputa no Clube Militar, com provas de espada masculina, florete feminino e sabre masculino. A competição será transmitida ao vivo na CBEsgrima TV: https://www.youtube.com/@cbesgrima

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayres[email protected]

Pular para o conteúdo