Torneio Nacional Cidade do Rio de Janeiro e Torneio Brasil por Duplas reabrem a temporada nacional da esgrima

Competições, que unem talento e ineditismo, serão disputadas de maneira simultânea no Clube Militar-RJ

 

Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

Encerrada a participação de nossa esgrima nos Jogos Olímpicos de Paris, o calendário brasileiro da modalidade será retomado em grande estilo. Desta quinta-feira (8) até domingo (11), entram em pista nossos melhores esgrimistas para duas emocionantes disputas: o Torneio Nacional Cidade do Rio de Janeiro e o Torneio Brasil por Duplas – esta última, inédita nas competições organizadas pela Confederação Brasileira de Esgrima (CBE).

O palco dos confrontos será o tradicional Clube Militar-RJ, localizado no bairro da Lagoa, Zona Sul Carioca. Dois dias serão dedicados às disputas individuais de espada, sabre e florete, nos dois naipes; outros dois, aos duelos por duplas que pela primeira vez farão parte de uma competição do calendário da CBE.

O Torneio Nacional Cidade do Rio de Janeiro terá a participação de expoentes da esgrima brasileiras. Um exemplo é Alexandre Camargo (AMK-PR), líder do ranking na espada masculino, dominante no circuito nacional e medalhista nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile.

Além de Camargo, outros nomes relevantes da modalidade no país brigarão por medalhas. Líderes de ranking em suas respectivas armas, tanto do masculino quanto no feminino. A competição também terá participação de esgrimistas chilenos, nos dois naipes, sendo o mais conhecido do público o floretista Leopoldo Alarcón.

Torneio Brasil por Duplas

Sobre o Torneio Brasil por Duplas, que será disputado pela primeira vez em competições da CBE, as parcerias serão compostas por dois atletas, sem reserva. Cada encontro poderá pontuar até 20 toques em quatro tempos de três minutos, sendo trocado o atleta a cada somatório múltiplo de cinco toques ou término do tempo de um confronto.

As duplas podem ser formadas independente de EPD dentro do mesmo estado sendo de acordo com a competição em tela (masculino ou feminino). O ranking das equipes será regulado de acordo com o somatório da classificação dos dois atletas na competição individual do evento. O atleta que não possuir ranking em determinada prova individual e participar da prova por duplas terá sua pontuação como último, acrescida de quatro colocações.

O sorteio da ordem dos encontros será feito pelo capitão da dupla junto ao árbitro em pista (vencedor fica com ABAB perdedor CDDC). A fórmula da competição será pule de 3/4 duplas classificando até as 16 melhores duplas para um quadro de eliminação direta com disputa do terceiro lugar.

Confira a programação dos dois eventos:

Torneio Nacional Cidade do Rio de Janeiro

Individual

. Quinta, 8/8 – espada feminino, florete masculino e sabre feminino;

. Sábado, 10/8 – espada masculino, florete feminino e sabre masculino.

Torneio Brasil por Duplas

. Sexta, 9/8 – espada feminino, florete masculino e sabre feminino;

. Domingo, 11/8 – espada masculino, florete feminino e sabre masculino.

 

O Torneio Nacional Cidade do Rio de Janeiro e o Torneio Brasil por Duplas transmissão ao vivo na CBEsgrima TV: https://www.youtube.com/@cbesgrima

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayres[email protected]

Pular para o conteúdo