Skip to main content

Depois de vencer individualmente as três armas no Campeonato Brasileiro, gaúcho engata a conquista do sabre no Campeonato Mundial Sub-23, em São Paulo (SP)

Kevin Damasceno (segundo, da esquerda para a direita) ganhou o primeiro título mundial. Foto: Rosele Sanchotene.

Nelson Ayres e Henrique Porto – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

Se nem nos seus melhores sonhos o gaúcho Kevin Damasceno imaginava chegar ao título mundial, imaginem então a surpresa que o mesmo está causando no mundo da esgrima paralímpica. Até poucos dias atrás, o atleta do Grêmio Náutico União-RS sequer era campeão brasileiro. Agora, em uma pegada só conquistou o título das três armas e levou de passagem o sabre individual no Campeonato Mundial Sub-23, evento que acontece em São Paulo (SP), no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro. Isso aos 18 anos de idade.

“Não sei nem o que falar”, confessou o campeão. “Nunca havia sonhado em ser campeão do mundo. Eu só queria evoluir meu jogo e chegou o dia em que mostrei evolução, chegando ao nível de campeão mundial”, festejou. Nesta quarta-feira, dia 19, Kevin perdeu uma única partida em toda a competição. Foi na pule, por 5 a 2, para o alemão Julius Haupt (FC Tauberbischofsheim).

Assim, avançou às eliminatórias com a segunda melhor campanha, passando de bye pelo quadro de 8 e medindo forças com o brasileiro Elias Oliveira (Barroca Tênis Clube-MG) na fase semifinal. Com o triunfo por 15 a 8, carimbou a sua vaga na decisão. De quebra, marcou um reencontro com o algoz Haupt.

Só que desta vez Kevin queria dar um final diferente ao combate e logo de início surpreendeu o alemão ao abrir seis toques contra nenhum. Com o placar em 8 a 1, Haupt aproveitou o intervalo para buscar se reencontrar no jogo. E conseguiu, encaixando cinco pontos em sequência, baixando o marcador para 9 a 6, ganhando moral para seguir pressionando o brasileiro.

Com 13 a 11 no placar, Kevin estava a dois toques da conquista do ouro e ainda viu o alemão ser punido com cartão vermelho, lhe dando um ponto de graça. Haupt não se deu por vencido novamente e buscou dois toques, deixando a final completamente em aberto. Porém, voltou a ser punido com um cartão vermelho, dando ao brasileiro o ponto que faltava para ser campeão: 15 a 13.

O garoto prodígio já havia causado espanto durante a manhã, quando comandou a virada da Seleção do Rio Grande do Sul sobre a do Paraná na prova de espada, durante o Campeonato Brasileiro, competição que segue sendo disputada em paralelo ao Mundial.

Entrou no último jogo com o placar apontando 40 a 31 em favor dos paranaenses e tendo pela frente ninguém menos do que o multicampeão Jovane Guissone, que precisava de cinco toques para levar sua equipe à medalha de ouro. Conseguiu quatro, enquanto Kevin tocou Guissone por incríveis catorze vezes, virando o placar para 45 a 44, levando a medalha aos Pampas.

“Na vida nada é impossível e para chegar em um nível alto assim foi preciso dedicação e foco”, confessou o campeão, que segue mantendo a humildade e o desejo por novas conquistas. “Agora é treinar e se dedicar cada vez mais, para aumentar o meu nível competitivo”, concluiu o imparável gaúcho, que ainda disputa as provas de espada e florete no Mundial.

Ainda pelo Campeonato Mundial Sub-23, a brasileira Ana Elisa Paz faturou o bronze no sabre feminino. A paraesgrimista do Grêmio Náutico União-RS teve ao seu lado no pódio a americana Shelby Jensen (também bronze), a francesa Clémence Delavoipiere (prata) e a húngara Anna Nádasdy (ouro).

O Campeonato Mundial de Paraesgrima Sub-23 prossegue nesta quinta-feira (20) em São Paulo (SP), com as provas de florete masculino e feminino. Em paralelo, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, o Campeonato Brasileiro de Paraesgrima entra em seu último dia, com as competências de sabre masculino e feminino, nas categorias A e B.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support