Skip to main content

No último dia de competições individuais em São Paulo, Guissone manteve a hegemonia na categoria B, enquanto Damasceno venceu duas finais na A.

Muitas medalhas! Kevin Damasceno (segundo, da esquerda para a direita) comemora seu terceiro ouro no Brasileiro. Foto: Magno Alves.

Nelson Ayres e Henrique Porto – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

Dois gaúchos. Se Jovane Guissone, 39 anos, é o presente da paraesgrima no Brasil, Kevin Damasceno, 19 anos, é o futuro. E ambos brilharam no Campeonato Brasileiro de Paraesgrima, competição que encerrou nesta terça-feira (18) as suas disputas individuais no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo (SP). Outra campeã do dia foi Rayssa Veras, que no florete A conquistou a sua primeira medalha de ouro, após duas pratas.

Ontem, Guissone (Associação dos Deficientes Físicos do Paraná-PR) havia vencido as disputas no sabre e na espada pela categoria B. Hoje, completou o ciclo ao faturar também o florete, em uma final catimbada contra Vanderson Chaves (Grêmio Náutico União-RS), seu colega de Seleção Brasileira. “Soube dominar o psicológico, para o psicológico não me dominar. O mais importante foi manter a tranquilidade e não deixar nada me atrapalhar”, analisou o medalhista de ouro, que triunfou por 15 a 8 na final.

“Hoje era a prova o florete, a minha segunda arma favorita, e queria muito levar para casa esta medalha também”, disse Guissone, que agora volta as suas atenções ao Campeonato Regional da Américas, não sem antes enaltecer a evolução da paraesgrima brasileira. “A competição foi muito boa e notei uma evolução no nível técnico dos brasileiros, o que é muito positivo”, festejou.

Por sua vez, Kevin Damasceno (Grêmio Náutico União-RS) surpreendeu a si mesmo ao chegar em mais duas finais da categoria A. “Eu não imaginava que, sendo tão novo na esgrima, iria fazer três finais de Brasileiro. Estou muito feliz”, confessou. A primeira delas foi no sabre, em mais um duelo entre pai e filho, repetindo a final do florete A. Mas não só isso, repetiu-se também o vencedor – Kevin – e o placar sobre Fábio Damasceno – 15 a 6. “Tive bastante calma para perceber o que acontecia no jogo e mudar minha estratégia”, relatou o medalhista de ouro.

Mais tarde, o garoto prodígio encaminhou sua classificação à final da espada A contra Clodoaldo Zafatoski (Associação dos Deficientes Físicos do Paraná-PR), que eliminou justamente o pai de Kelvin na semifinal, impedindo uma terceira decisão entre ambos. Mas Zafatoski não foi páreo para o filho, que marcou 15 toques contra 5 e aumentou a sua coleção de medalhas douradas. “A minha tática na final foi não deixar ele trabalhar em cima de mim e tentar evitar ao máximo que ele me tocasse”, relatou.

Seu foco agora passa a ser o Campeonato Mundial Sub-23, que inicia amanhã, também no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro. “No Mundial eu pretendo jogar tranquilo, sem cobrança, tentando fazer o meu melhor. E o que der, deu”, informou campeão de múltiplas armas.

Fechando a rodada dos campeões, foi na base da persistência que Rayssa Veras conquistou a sua primeira medalha de ouro no Campeonato Brasileiro. Depois de bater na trave na espada e no sabre A, a esgrimista paralímpica do Club Athletico Paulistano-SP não deixou escapar o lugar mais nobre do pódio no florete A. Venceu na final a Fabiana Soares, do Sport Club Magnólia-RJ, por 15 a 3. “Sofri bastante para encaixar meu jogo na pule, mas nas eliminatórias consegui desenvolver melhor e fluiu”, analisou.

Calçando seu tênis rosa da sorte, Raissa pontuou sobre os ouros que escaparam no dia anterior. “O florete é a minha primeira arma e hoje tivemos apenas uma arma no dia. Isso ajudou. Ter que mudar de uma arma sem prioridade para outra sem prioridade no mesmo dia é mais difícil. É complicado tirar da cabeça os cacoetes de uma arma para fazer a outra”, informou.

O Campeonato Brasileiro de Paraesgrima prossegue até quinta-feira (20) no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo (SP). Nesta quarta-feira, dia 19, ocorrem as provas de florete e de espada por equipe, nas categorias A e B.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support