Elaborado a partir de inédita parceria com confederações esportivas, programa prevê ações que auxiliem atletas na transição das categorias juniores para principal

Nelson Ayres e Henrique Porto – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE
O futuro começa a ser escrito no presente, através de um minucioso planejamento estratégico e de ações concretas. E foi mirando inicialmente no desempenho da modalidade nos Jogos Pan-Americanos de 2023, no Chile, que a Confederação Brasileira de Esgrima (CBE) participa do programa Conexão Santiago, do Comitê Olímpico do Brasil (COB), em que terá a esgrimista Victória Vizeu como beneficiada na modalidade.
Destinado a quarenta atletas na faixa etária de 17 e 24 anos, promessas em dezessete modalidades esportivas, o Conexão Santiago dará um inédito suporte para treinos físicos e técnicos, com o intuito de melhorar a gestão das carreiras e auxiliar na transição das categorias juniores para a principal. Em contrapartida, objetiva obter bons resultados esportivos já nos jogos do Chile, além de índices para os Jogos Olímpicos Paris 2024.
“Com esse programa, o COB propõe olhar com atenção para essa fase, proporcionando o suporte necessário para que atletas jovens atinjam o seu máximo potencial também na categoria principal”, informou o diretor de Desenvolvimento Esportivo da entidade, Kenji Saito.
“É um programa desenvolvido em conjunto com as confederações, pensando em oferecer um complemento estrutural e melhores condições de treinamento aos atletas”, acrescentou Arno Schneider, vice-presidente da CBE e diretor técnico da entidade.
Essas promessas do esporte brasileiro foram mapeadas principalmente durante os Jogos Pan-Americanos Júnior de Cali, ocorridos no ano passado. Medalhista de ouro na espada feminina, Victória Vizeu foi a representante da esgrima selecionada para participar do Conexão Santiago, que irá viabilizar estágios de treinamentos no Brasil e no exterior, bem como a participação em importantes competições.
“Sou muito grata pela oportunidade de participar do programa. Tenho a certeza de que este é um importante passo na minha carreira, minha trajetória na esgrima”, enalteceu Victória. “No momento estou realizando reuniões com meus técnicos, para organizar a melhor estratégia visando o meu desenvolvimento. Estou bastante animada e seguirei trabalhando para atingir os objetivos que estão sendo propostos”, concluiu.
Paralelo à parte competitiva, o COB fornecerá a estrutura do Laboratório Olímpico e uma equipe interdisciplinar para atendimentos nas áreas de bioquímica, fisiologia, biomecânica, preparação mental, medicina, fisioterapia, condicionamento, força e nutrição, gestão do conhecimento, análise de desempenho e tecnologia. Os atletas também poderão usar o Centro de Treinamento da entidade quando necessário.
“Inicialmente a Victória passará por uma bateria de exames clínicos. A partir daí serão desenvolvidas ações específicas para a sua evolução como esgrimista, com todo o apoio de uma competente equipe multidisciplinar, para que ela tenha um treinamento realmente diferenciado, complementado pela participação em competições”, acrescentou Schneider.
O programa Conexão Santiago será lançado oficialmente pelo Comitê Olímpico do Brasil nesta sexta-feira, dia 17 de junho.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com
fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com
CBE nas mídias sociais!
FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima
TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima
INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima
YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima