Skip to main content

Elaborado a partir de inédita parceria com confederações esportivas, programa prevê ações que auxiliem atletas na transição das categorias juniores para principal

Victória Vizeu foi a escolhida da esgrima para estar no Conexão Santiago. Foto: BizziTeam/FIE

Nelson Ayres e Henrique Porto – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

O futuro começa a ser escrito no presente, através de um minucioso planejamento estratégico e de ações concretas. E foi mirando inicialmente no desempenho da modalidade nos Jogos Pan-Americanos de 2023, no Chile, que a Confederação Brasileira de Esgrima (CBE) participa do programa Conexão Santiago, do Comitê Olímpico do Brasil (COB), em que terá a esgrimista Victória Vizeu como beneficiada na modalidade.

Destinado a quarenta atletas na faixa etária de 17 e 24 anos, promessas em dezessete modalidades esportivas, o Conexão Santiago dará um inédito suporte para treinos físicos e técnicos, com o intuito de melhorar a gestão das carreiras e auxiliar na transição das categorias juniores para a principal. Em contrapartida, objetiva obter bons resultados esportivos já nos jogos do Chile, além de índices para os Jogos Olímpicos Paris 2024.

“Com esse programa, o COB propõe olhar com atenção para essa fase, proporcionando o suporte necessário para que atletas jovens atinjam o seu máximo potencial também na categoria principal”, informou o diretor de Desenvolvimento Esportivo da entidade, Kenji Saito.

“É um programa desenvolvido em conjunto com as confederações, pensando em oferecer um complemento estrutural e melhores condições de treinamento aos atletas”, acrescentou Arno Schneider, vice-presidente da CBE e diretor técnico da entidade.

Essas promessas do esporte brasileiro foram mapeadas principalmente durante os Jogos Pan-Americanos Júnior de Cali, ocorridos no ano passado. Medalhista de ouro na espada feminina, Victória Vizeu foi a representante da esgrima selecionada para participar do Conexão Santiago, que irá viabilizar estágios de treinamentos no Brasil e no exterior, bem como a participação em importantes competições.

“Sou muito grata pela oportunidade de participar do programa. Tenho a certeza de que este é um importante passo na minha carreira, minha trajetória na esgrima”, enalteceu Victória. “No momento estou realizando reuniões com meus técnicos, para organizar a melhor estratégia visando o meu desenvolvimento. Estou bastante animada e seguirei trabalhando para atingir os objetivos que estão sendo propostos”, concluiu.

Paralelo à parte competitiva, o COB fornecerá a estrutura do Laboratório Olímpico e uma equipe interdisciplinar para atendimentos nas áreas de bioquímica, fisiologia, biomecânica, preparação mental, medicina, fisioterapia, condicionamento, força e nutrição, gestão do conhecimento, análise de desempenho e tecnologia. Os atletas também poderão usar o Centro de Treinamento da entidade quando necessário.

“Inicialmente a Victória passará por uma bateria de exames clínicos. A partir daí serão desenvolvidas ações específicas para a sua evolução como esgrimista, com todo o apoio de uma competente equipe multidisciplinar, para que ela tenha um treinamento realmente diferenciado, complementado pela participação em competições”, acrescentou Schneider.

O programa Conexão Santiago será lançado oficialmente pelo Comitê Olímpico do Brasil nesta sexta-feira, dia 17 de junho.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support