Skip to main content

Victória garantiu um lugar no quadro de 64 do Grand Prix de Espada, no Catar, enquanto Luana, da Copa do Mundo de Sabre, na Bulgária

Victória Vizeu (à esquerda) e Luana Pekelman (à direita) vão buscar avançar na fase principal neste sábado. Fotos: Rosele Sanchotene/CBE (Victória Vizeu) e Augusto Bizzi/FIE (Luana Pekelman)

José Augusto Assis – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

As nossas jovens atletas estão fazendo muito bonito lá fora. Nesta sexta-feira (28), Victória Vizeu e Luana Pekelman tiveram boas campanhas neste primeiro dia de competições internacionais e, com isso, garantiram um lugar na fase principal. A primeira passou para o quadro de 64 do Grand Prix de Espada, que acontece em Doha, no Catar, enquanto Luana conseguiu o mesmo feito na Copa do Mundo de Sabre, em Plovdiv, na Bulgária.

Em Doha, Victória se junta à Nathalie Moellhausen – que é a cabeça de chave nº 10 do campeonato e, por isso, não precisou passar pelas fases preliminares – no chaveamento decisivo do torneio.

A sua campanha começou na pule 11, em que venceu duas partidas: 5 a 1 sobre a atleta da casa, Maram Ibrahim, e 5 a 3 diante da japonesa Haruna Baba. Ela ainda jogou mais três vezes na primeira fase, mas não saiu vitoriosa nas partidas restantes. A brasileira acabou superada por Nelli Differt, da Estônia, por 5 a 2; Jade Sersot, da França, por 5 a 4; e Yuliya Svystil por 5 a 2.

Classificada para as eliminatórias, Victória encarou a romena Bianca Benea e a derrotou por 15 a 12 no quadro de 64 preliminar, triunfo que a garantiu na fase principal do Grand Prix.

Ela avaliou o desempenho neste primeiro dia de competições: “Eu consegui me adaptar bem e ajustar o que eu precisava durante o dia, tanto em relação à esgrima quanto a minha autoconfiança durante as ações. Dessa forma, creio que eu esteja no caminho certo para melhorar mais”.

“Fui ganhando confiança ao longo da competição, já que me recuperei bem e permaneci focada mesmo após os primeiros combates da pule, nos quais senti dificuldade em me impor na pista em alguns jogos. Assim, avalio que a minha estreia foi bastante pautada em confiar nas minhas ações e manter a tranquilidade”, completou.

A campeã Pan-Americana Júnior de 2021 crê que uma classificação para a fase principal de um campeonato internacional adulto serve para deixá-la ainda mais motivada.

“Acredito que esse seja um primeiro passo na minha carreira, que deve servir como mais uma motivação para eu continuar me dedicando ao máximo. Fiquei bastante feliz em ter me classificado, já que esse era um dos meus principais objetivos para a temporada”, disse a brasileira.

Para continuar viva no Grand Prix, Victória tem compromisso marcado contra Kong Man Wai Vivian, de Hong Kong, neste sábado (29), às 3h (de Brasília). Nathalia Moellhausen estreia diante da britânica Susan Maria Sica, às 3h20. No masculino, Alexandre Camargo vai à pista pela pule 13 para buscar uma vaga nas fases eliminatórias a partir das 4h.

Em grande fase, Luana Pekelman avança na Bulgária

Quem vive um bom momento é Luana Pekelman. Há duas semanas, a esgrimista chegava ao quadro de 64 da Copa do Mundo de Sabre, em Tbilisi, na Geórgia, feito que ela repetiu nesta sexta-feira no torneio em Plovdiv, na Bulgária.

O seu caminho rumo a uma nova fase principal teve como início a classificação na pule 8. Nela, a atleta venceu dois embates, um diante da japonesa Marino Kimura por 5 a 1 e outro sobre a russa Evgenia Podpaskova por 5 a 2. Ela acabou batida pela: polonesa Marta Okine (5 a 0); búlgara Olga Hramova (5 a 2); norte-americana Tatiana Nazlymov (5 a 3); e britânica Jenna Bray (5 a 4).

A campanha foi suficiente para Luana se classificar. No quadro de 128 preliminar, a brasileira derrotou Alena Lisina, da Rússia, por 15 a 11, e, depois, passou por Elizabet Tartakovsky, dos Estados Unidos, por 15 a 10 no quadro de 64 preliminar.

Com a vitória, a esgrimista garantiu uma vaga na fase principal, em que vai ter de enfrentar a húngara Liza Pusztai neste sábado (29), às 6h45 (de Brasília).

Outras brasileiras em ação

A Copa do Mundo de Sabre, na Bulgária, ainda contou com a participação de mais duas brasileiras: Luiza Lee e Karina Trois. A primeira passou da pule com duas vitórias no currículo, porém acabou caindo no quadro de 128 preliminar para Lau Wing Yi, de Hong Kong, por 15 a 9. Já a segunda, não obteve êxito em passar da pule em Plovdiv.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: José Augusto Assis – zeaaugusto.assis@gmail.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support