Skip to main content

Competição começa neste sábado, em Milão, na Itália, e Brasil terá 20 atletas buscando resultados na competição

Equipe de florete em novembro de 2022: atletas da arma vão buscar classificação pela vaga das Américas. Foto: Acervo pessoal.

Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

O Campeonato Mundial de Esgrima começa neste sábado (22) em Milão, na Itália. Com uma delegação composta por vinte atletas, o Brasil terá um baita desafio pela frente, diante dos maiores esgrimistas do planeta. Para a modalidade no país, a meta vai muito além das medalhas. Confira sete aspectos importantes nessa participação brasileira:

1 – Classificação de equipes

O Campeonato Mundial é uma competição fundamental nas pretensões de classificação olímpica das armas. Uma boa participação ajudará o país a alavancar no ranking olímpico, em busca das vagas continentais. Portanto, nem só a medalha vale nesse caso. Estar na frente dos adversários diretos é fator preponderante na corrida.

2 – Classificação individual

O mesmo raciocínio das disputas de equipes aplica-se na briga pelas vagas individuais. Afinal, cada arma classifica um atleta individualmente após a definição de todos os times qualificados. Fazer um Mundial acima de todos os outros concorrentes de países que não vão classificar entre as equipes é fundamental.

3 – Prova de fogo para Nathalie

Após uma Olimpíada abaixo do esperado em Tóquio e a perda de várias posições no ranking mundial posteriormente, Nathalie Moellhausen ressurgiu no início deste ano. Foram dois títulos um pódio nas seis etapas internacionais da arma em 2023, sendo que a espada é mais equilibrada entre todas as armas. Além disso, a atleta lidera o ranking olímpico nas Américas e um grande resultado em Milão pode ser um passo gigantesco para carimbar passaporte em Paris.

4 – Lesionados recuperados

Dois talentosos atletas poderão mostrar em pista que as lesões que os incomodaram recentemente já são parte do passado. Guilherme Toldo é um deles. Anteriormente Top-20 mundial, o brasileiro caiu no ranking no início desta temporada, mas já mostrou sua força no último Campeonato Pan-Americano, com uma medalha de bronze individual. Bia Bulcão é outra atleta que teve uma queda de rendimento no início do ano, mas já mostrou que vem forte na briga por vaga olímpica.

5 – Afirmação internacional

Pelo menos dois jovens atletas, ambos espadistas, poderão mostrar que estão maduros para voarem mais alto na esgrima internacional. Alexandre Camargo vem beliscando classificações para as chaves principais dos torneios internacionais com certa frequência e tem oportunidade de buscar algo ainda melhor em Milão. Victória Vizeu é outra que vem se afirmando no cenário doméstico e internacional.

6 – Jovens talentos

Nomes como Lorenzo Mion, Paulo Morais, Fábio Salles, Luana Pekelman, entre outros, já demonstraram ser capazes de ir mais longe nas competições internacionais adultas. Na base, frequentemente brigam por boas posições em eventos no exterior. O Mundial pode representar a virada de chave definitiva para saírem da condição de apostas.

Confira a seguir a programação das provas individuais:

22/7 – Sabre masculino e espada feminino, eliminatórias individual

23/7 – Espada masculino e florete feminino, eliminatórias individual

24/7 – Florete masculino e sabre feminino, eliminatórias individual

25/7 – Sabre masculino e espada feminino, fases finais individuais

26/7 – Espada masculino e florete feminino, fases finais individual

27/7 – Florete masculino e sabre feminino, fases finais individual

Confira na sequência a programação das competições por equipes:

27/7 – Sabre masculino e espada feminino, eliminatórias equipes

28/7 – Espada masculino e florete feminino, eliminatórias equipes

28/7 – Sabre masculino e espada feminino, fases finais equipes

29/7 – Sabre feminino e florete masculino, eliminatórias equipes

29/7 – Espada masculino e florete feminino, fases finais equipes

30/7 – Sabre feminino e florete masculino, fases finais equipes

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support