Skip to main content

Competição nacional recebeu 91 inscrições e agitará CT Paralímpico nos próximos dois dias; evento terá presença de novatos a medalhistas paralímpicos

CT Paralímpico Brasileiro será a casa da paraesgrima brasileira nos próximos dois dias. Foto: Rosele Sanchotene.

Nelson Ayres e José Augusto Assis – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

Mais um desafio se aproxima para a paraesgrima brasileira e, desta vez, a 2ª Copa Brasil – 95 anos CBE do ano volta para São Paulo para colocar nossos atletas à prova. A partir desta sexta-feira (5), o Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro disponibiliza a sua grande estrutura para o evento nacional, que segue até este sábado.

O torneio reunirá o melhor da paraesgrima brasileira nos próximos dois dias em todas as três armas nas categorias A e B. Ao todo, a competição em homenagem ao aniversário da Confederação Brasileira de Esgrima recebeu 91 inscrições, sendo 31 nas disputas femininas e 60 nas masculinas.

Esta vai ser a segunda edição da Copa Brasil e, a exemplo da primeira, terá como sede o CT do Comitê Paralímpico Brasileiro. Foi no local que a nova sala de esgrima foi inaugurada recentemente e também será no centro de treinamento que os atletas frequentadores da Sala D’Armas da CBE/CPB farão as suas respectivas estreias em campeonatos oficiais. Entre os esgrimistas estão: Lucas Julião, Renato Santana e Henrique Torres, todos representantes do Barroca Tênis Clube-MG.

Além dos estreantes, o evento contará com atletas com vasta experiência no cenário nacional e internacional, entre eles, Jovane Guissone, da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná.

Medalhista de ouro na Paralimpíada de Londres (2012) e de prata em Tóquio (2020), o gaúcho jogará todas as três armas e se encaminha para São Paulo com favoritismo na espada B, além de prometer brigar pelo título no florete B (apesar de ser a sua segunda arma, ele lidera o ranking nacional do florete B). Além disso, Guissone segue para a capital paulista motivado pela conquista do bronze na espada da Copa do Mundo de Varsóvia, na Polônia, a qual aconteceu em julho deste ano.

Outros dois paraesgrimistas com rodagem internacional que marcarão presença no CT Paralímpico são Mônica Santos e Vanderson Chaves. Ambos são do Grêmio Náutico União-RS e já defenderam o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Tóquio. Outra semelhança entre eles é que os dois estão indo para São Paulo com o objetivo de chegar ao pódio em todas as três armas.

“A preparação sempre é treino e mais treino. Quanto mais se treina, mais chances de chegar ao pódio. Amo a esgrima e jogar em competições é a cereja do bolo. Expectativa é estar no pódio nas três armas e sair com mais um ouro no florete, minha arma do coração”, projetou Mônica, que foi ratificada pelo colega de equipe:

“Nós, atletas do GNU (Grêmio Náutico União), estamos bem preparados para a competição, treinamos muito bem. A expectativa é subir no pódio nas três armas que disputar”, afirmou o atleta.

Sobre os estreantes na 2ª Copa Brasil de Paraesgrima, Mônica se diz empolgada para participar de uma competição com os novatos. Além disso, a gaúcha ressaltou a importância de novos atletas aparecerem na paraesgrima.

“Estou bem empolgada com o pessoal da escolinha da CBE que treina no CPB. É um pessoal novo, que está chegando, crescendo e fomentando a esgrima. Admito que fui surpreendida quando começaram a me marcar nas redes sociais, quando terminam os treinos. Acredito que todos somos exemplos (seja em evidência ou no anonimato), e esse carinho é o que me motiva mais e mais, gratidão a Deus por tudo que a esgrima me proporciona”, agradeceu a esgrimista do União.

A 2ª Copa Brasil de Paraesgrima – 95 anos CBE terá transmissão das partidas decisivas ao vivo na CBEsgrima TV, que podem ser conferidas aqui.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support