Skip to main content

Kevin Damasceno, Carminha Oliveira, Jovane Guissone e Lenilson Oliveira tiveram grande desempenho e foram ao principal lugar do pódio em São Paulo

Lenilson Oliveira (esquerda) derrotou Alex Souza para ficar com o título da espada A. Foto: Rosele Sanchotene.

Nelson Ayres e José Augusto Assis – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

Esgrima de muita qualidade encerrou a 2ª Copa Brasil de Paraesgrima – 95 anos CBE neste sábado (6). A competição, que movimentou o Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo-SP, entregou mais quatro medalhas de ouro neste segundo e último dia de evento. Kevin Damasceno, Carminha Oliveira, Jovane Guissone e Lenilson Oliveira foram os campeões na capital paulista.

Se teve alguém que gostou da sensação de levar um título nacional foi Kevin Damasceno. Na sexta-feira, o jovem atleta do Grêmio Náutico União levou o primeiro campeonato individual da carreira no florete A e, neste sábado, ele brilhou na disputa do sabre A masculino para ficar com o ouro.

Para isso, quis o destino que ele cruzasse novamente com o pai e companheiro de clube, Fabio Damasceno, nas fases decisivas. No florete, ele bateu o progenitor nas semifinais, enquanto, no sabre, o duelo foi na grande decisão. E ele se deu bem novamente. Triunfo de 15 a 8 para Kevin, que vai se destacando cada vez mais nacionalmente.

“Eu estou muito feliz, não esperava ter esse resultado que estou tendo nesta competição. Eu estou fazendo a minha parte, que é treinar bastante, mas admito que não esperava mesmo chegar tão longe”, reconheceu o esgrimista, que tem apenas 18 anos.

Na espada A feminina, Carminha Oliveira (Associação dos Deficientes Físicos do Paraná) brincou de jogar esgrima no Centro Paralímpico Brasileiro. A atleta fez uma eliminatória espetacular chegando à decisão com placares dilatados.

No quadro de 8, superou Sabrina Marques (Barroca Tênis Clube-MG) por 15 a 1, enquanto, na semifinal, passou por Mônica Santos (Grêmio Náutico União-RS) por 15 a 0. No jogo decisivo, vitória mais apertada diante de Rayssa Veras (Club Athletico Paulistano-SP) por 15 a 13 para ficar com o campeonato.

“Trabalhei muito nos últimos meses, fiquei feliz com o resultado. A Rayssa foi uma adversária que exigiu bastante na final, ela está bem forte em todas as armas. Isso é muito bom, porque a gente tem de se esforçar cada vez mais, trabalhar duro para conseguir a medalha dourada”, disse a campeã da espada A.

O florete B teve o medalhista paralímpico Jovane Guissone novamente nos holofotes. Um dia após ter levado um ouro na espada B e uma prata no sabre B (primeira e terceira arma do atleta, respectivamente), o esgrimista da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná voltou a levar um campeonato, agora na sua segunda arma de preferência. Na final, o gaúcho passou pelo companheiro de Seleção Brasileira, Vanderson Chaves (Grêmio Náutico União-RS), por 15 a 7.

“Foi um campeonato muito bom para mim, desde o sabre até o florete. São resultados que estão vindo, estou treinando e está dando certo. Muito feliz de ter chegado à final com o Vanderson, meu colega de Seleção, que está cada dia chegando e evoluindo cada vez mais”, exaltou o sorridente Jovane Guissone.

A espada A masculino foi conquistada por Lenilson Oliveira. Esgrimista do Club Athletico Paulistano, ele teve grande desempenho para sair com o ouro do Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro. Na partida decisiva, o atleta superou Alex Souza, do Esporte Clube Pinheiros-SP, por 15 a 8. Sentindo dores no punho, o campeão exaltou o título.

“Eu estou com dores do punho, por isso achei que nem passaria para as eliminatórias, mas graças a Deus deu para passar e sair campeão. Só tenho a agradecer a todos do Paulistano, ao meu treinador Ricardo Ferrazzi, a minha companheira de treino Rayssa (Veras). São devido a esses apoios que a gente consegue atingir o objetivo”, disse Lenilson Oliveira, que foi o responsável por encerrar a galeria dos campeões da 2ª Copa Brasil de Paraesgrima.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support