Skip to main content

Brasileiras bateram a Colômbia por 45 a 40 na final, enquanto a espada masculina acabou superada por apenas um toque na decisão do ouro, também contra os colombianos

Felicidade! Equipe feminina de sabre conquista o ouro em Assunção. Foto: Wander Roberto/COB

Nelson Ayres e Henrique Porto – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

Não faltou emoção no último dia de competições da esgrima nos Jogos Sul-Americanos, em Assunção. Nesta sexta-feira (7), os brasileiros chegaram em duas finais por equipes, somando mais uma medalha de ouro e uma de prata ao quadro. A esquadra brasileira de sabre feminino bateu a colombiana na decisão, por 45 a 40. E em uma final para cardíacos, a espada masculina acabou superada pela Colômbia, por apertados 45 a 44.

Com Karina Trois, Pietra Chierighini, Luana Pekelman e Talia Calazans, o time brasileiro chegou a liderar a final do sabre por onze toques, dando a falsa impressão de uma conquista tranquila. A Colômbia reagiu nos dois últimos jogos, computando dezesseis toques contra dez do Brasil, impondo uma ligeira pressão.

Mas, apoiada na segura e regular atuação de Karina, que fechou seus três combates com o placar de 5 a 3, computando quinze toques a favor e apenas nove contra, o Brasil comemorou mais uma medalha de ouro nos Jogos Sul-americanos.

Cabeça de chave número dois, o time verde e amarelo avançou direto para a semifinal, onde derrotou a Argentina por 45 a 35, carimbando a vaga na decisão. Cabeça de chave número um, a Colômbia passou apertado pela Venezuela, por 45 a 44, antes de encarar as brasileiras na disputa pelo ouro.

Se na final feminina houve momentos de calmaria, a disputa pela medalha de ouro na espada masculina foi um autêntico ‘toma lá, dá cá’. Formado por Alexandre Camargo, Leopoldo Gubert, Athos Schwantes e Pedro Marostega, o time brasileiro protagonizou um teste para cardíacos contra a Colômbia, numa final ponto a ponto, recheada de emoções e viradas no placar.

Restando um minuto e onze segundos para o final do último combate, o placar apontava 44 a 44. Foi quando Jhon Rodriguez-Quevedo tocou Camargo e selou o destino da medalha de ouro. O espadista colombiano foi o grande destaque da final, sendo o responsável direto por 23 pontos. Pelo lado verde e amarelo, Camargo respondeu por 22 toques, exatamente a metade dos pontos do time.

Antes, no quadro de 8, os brasileiros despacharam o Panamá por 45 a 30. Na semifinal, triunfo sobre a Venezuela por 40 a 37. A Colômbia iniciou vencendo a Bolívia por 45 a 19. Depois, eliminou o Chile por 45 a 39 para chegar na decisão da medalha de ouro.

A esgrima do Brasil fechou a sua participação nos Jogos Sul-americanos com 11 medalhas, sendo 3 de ouro (todas por equipe), 2 de prata e 6 de bronze. Terminou na segunda colocação da modalidade, com uma medalha de ouro a menos do que a própria Colômbia.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/cbesgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima 

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support