Skip to main content

Athos Schwantes foi campeão individual na espada masculino, enquanto Bia Bulcão levou florete feminino; Paulistano conquista as duas disputas por equipes do dia

Emocionado, Athos Schwantes desaba na pista após conquista do Torneio Nacional. Foto: Rosele Sanchotene

Nelson Ayres e José Augusto Assis – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

O 2º Torneio Adulto – 95 anos CBE segue movimentando a Cidade Maravilhosa com muita esgrima. Neste sábado (25), o campeonato teve o encerramento das disputas individuais e a comemoração de quatro títulos na Escola Naval do Rio de Janeiro. Athos Schwantes, na espada masculino, e Bia Bulcão, no florete feminino, foram os campeões individuais. Nas equipes, a festa foi dupla para o Club Athletico Paulistano-SP, que levou o sabre feminino e o florete masculino.

Na espada masculino, o campeão se emocionou demais como título conquistado. Athos Schwantes (Academia Mestre Kato-PR) brilhou na categoria mais cheia do torneio (73 atletas inscritos) e ficou com o ouro com apenas uma derrota em todo o campeonato.

O revés foi na pule, em que ele faturou cinco de seis triunfos possíveis. Na sequência, Schwantes derrotou Lucca Foguel (Esporte Clube Pinheiros-SP) por 15 a 6 no quadro de 64 e Miguel Giffoni (Barroca Tênis Clube-MG) por 15 a 4 no quadro de 32. Na sequência, fez duelo disputadíssimo diante do atleta do Grêmio Náutico União-RS, Pedro Marostega, e venceu por 15 a 14.

O quadro de 8 de Athos foi contra Nicolas Ferreira, do Pinheiros, em que emplacou mais uma vitória: 15 a 10. Depois, superou outro esgrimista do Pinheiros, Mauricio Pellegrino, por 15 a 13, na semi. Por fim, fez a decisão da espada masculino contra o colega de equipe, Leopoldo Gubert, em que repetiu o placar da sua vitória na fase anterior.

Campeão e apaixonado pela esgrima, o experiente Schwantes (37 anos) não conteve a emoção: “Este esporte me move demais. Eu tenho muita sorte em fazer o que eu gosto de fazer e, até hoje que estou cheio de dor e com muita câimbra, conseguir jogar e me superar, é muito gratificante. Este esporte é muito mais do que um simples esporte”.

Quem fechou a lista dos campeões individuais no 2º Torneio Adulto – 95 anos CBE foi Bia Bulcão no florete feminino. Ela fez uma campanha incontestável e saiu da Cidade Maravilhosa com um título invicto.

Atleta do Pinheiros, a atleta havia perdido a hegemonia nacional na última edição do Torneio Nacional, quando acabou desbancada por Mariana Pistoia (Grêmio Náutico União) em Contagem-MG. Quis o destino que as duas se encontrassem na final novamente. Só que, desta vez, o término foi distinto, pois Bia triunfou por 15 a 10.

A campanha dourada da floretista do Pinheiros começou com cinco vitórias dela nas pules e, logo depois, ela passou por Silvia Rothfeld (Paulistano) no quadro de 16. Depois, Carolina Brecheret (também do Paulistano) foi superada por Bia no quadro de 8 (15 a 7), assim como Daphne Becker (Grêmio Náutico União) nas semifinais por 15 a 9.

“Foi melhor do que eu esperava. Eu estava muito concentrada em jogar, nem estava pensando muito em resultado. Sempre em competições aparecem adversidades para superar e, em Contagem, eu não consegui superá-las. Aqui eu fui melhor, eu consegui me concentrar melhor, me divertir e colocar o que eu estava treinando em prática”, avaliou Bia Bulcão.

Paulistano brilha nas equipes

O sábado ainda foi de segundo dia de competições nos torneios por equipes. E a primeira delas a levar o ouro no Rio de Janeiro foi a do Club Athletico Paulistano no sabre feminino. Formado por Luiza Lee, Karina Trois e Florencia Garcia, o time encarou o Esporte Clube Pinheiros (Luana Pekelman, Andrea Vianna, Isabela Carvalho e Isabela Chen) na decisão e triunfou por 45 a 37.

A terceira colocação da arma ficou entre a segunda equipe do Paulistano (Camila Vieira, Ana Clara Morsch, Stella Santos e Eduarda Nehrke) e a Sala São Jorge de Esgrima (Luciana Pelúcio, Daiane Reis e Andrea Chen). Ao final, o clube alvirrubro se deu melhor e bateu São Jorge por 45 a 26.

A outra arma a entregar medalhas coletivas foi o florete masculino. Nela, a disputa foi decidida até o último segundo e definida em um toque. Protagonizada pelo Paulistano (Giovanni De Nigris, Ricardo Pacheco, Guilherme Murray e Rafael Tomino) e pelo Pinheiros (Lorenzo Mion, Heitor Shimbo e Paulo Morais), a equipe vermelha e branca voltou se dar bem e saiu com o campeonato por apertados 45 a 44.

A disputa pelo bronze foi feita entre a terceira equipe do Pinheiros (Guilherme Vianna, Theo Cholfe e Felipe Galleazzi) e o Grêmio Náutico União (Jerônimo Machado, Daniel Velasco e Pedro Marostega), em que os gaúchos fizeram boa exibição e triunfaram por 45 a 30 para ficar com a terceira colocação.

O domingo (26) será o último dia de evento na Escola Naval do Rio de Janeiro. A data contará com apenas duas disputas coletivas, sendo uma no florete feminino e outra na espada masculino.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support