Skip to main content

Torneio Nacional Cidade do Rio de Janeiro recebeu 238 inscrições e acontece na Escola de Educação Física do Exército, em conjunto com outras duas competições

Pietra Chierighini e Luana Pekelman na final do sabre no torneio de Curitiba. Foto: Rosele Sanchotene.

Nelson Ayres e Henrique Porto – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

O sonho de disputar os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024, passa por algumas capitais brasileiras. Depois de Curitiba (PR), agora será a vez do Rio de Janeiro (RJ) receber a segunda das quatro etapas previstas para o Torneio Nacional, que junto com o Campeonato Brasileiro Interclubes conta pontos para o ranking brasileiro. Este, por consequência, pode valer uma vaga por arma e gênero na competição pré-olímpica, no próximo ano. As provas do Torneio Nacional Cidade do Rio de Janeiro se desenvolvem na Escola de Educação Física do Exército entre os dias 14 e 16, nas três armas e nos dois gêneros.

Como era esperado, a importância da competição atrai a participação de nomes da elite da esgrima nacional como os espadistas Amanda Netto Simeão (Clube Curitibano/PR) e Alexandre Camargo (Mestre Kato/PR), os floretistas Mariana Pistoia (União) e Henrique Marques (Pinheiros/SP), além dos sabristas Karina Trois (Paulistano/SP) e Bruno Pekelman (Pinheiros/SP). Estes são os atletas com melhor ranqueamento que estarão presentes no evento, todos líderes ou vice-líderes de suas respectivas armas.

Alexandre Camargo, Bruno Pekelman, Mariana Pistoia e Amanda Simeão Netto chegam credenciados pelo título na capital paranaense, assim como Pietra Chierighini (Paulistano/SP) e Paulo Morais (Pinheiros/SP), campeões nas provas de sabre e florete. O evento no Rio recebeu um total de 238 inscrições, se destacando entre as armas a espada, com 50 participantes no feminino e 75 no masculino.

Depois do Rio de Janeiro, restarão as etapas do Torneio Nacional previstas para Belo Horizonte (MG), de 26 a 28 de maio; e São Paulo (SP), de 18 a 20 de agosto; fechando com o Campeonato Brasileiro Interclubes, agendado para Porto Alegre (RS) entre os dias 12 a 15 de outubro.

Outros eventos

Além daqueles que sonham com um passaporte para França, o Rio de Janeiro recebe simultaneamente outras duas competições, para esgrimistas do sub-17 até os 70 anos. Também na Escola de Educação Física do Exército, ocorre a terceira etapa do Circuito Jovem e etapa de abertura do campeonato de Veteranos. No total, a trinca de eventos somados recebeu 336 inscrições.

O Circuito Jovem reunirá esgrimistas Cadetes e Juvenis (sub-17 e sub-20), para a disputa de duas armas por gênero, que vão à pista nos dias 13 e 16. Contando com a participação dos atletas que representaram o Brasil no Campeonato Mundial realizado no início do mês, na Bulgária, o evento recebeu um total de 66 inscrições.

As meninas vão à pista para disputar provas de florete (sub-17) e espada (sub-20). Destaques para a floretista Livia Matos (União/RS) e a espadista Ginevra Giordano (Paulistano/SP), líderes do ranking nacional, que marcam presença no Rio. Os garotos participam das competências de espada (sub-17) e sabre (sub-20), com participação assegurada da dupla de Matheus, o Brandt e o Becker, ambos do Pinheiros/SP, que ponteiam o ranking nacional nas duas armas em suas faixas etárias.

Por fim, a etapa de abertura do campeonato de Veteranos contará com espadistas mulheres e floretistas homens, do Veterano 40 ao Veterano 60. Vale um destaque especial para Cledola Tello, do Barroca/MG, a atleta mais longeva em pista (nascida em 1953). A competição ocorre unicamente no dia 14 de abril e recebeu 32 inscrições, com destaque para a espada feminina do Veterano 40, a mais procurada com 15 atletas esgrimistas inscritas.

Os eventos terão transmissão pelo canal da CBE no YouTube (https://www.youtube.com/cbesgrima), com sinal aberto nas etapas preliminares, com narração e comentários das semifinais e finais. Os campeões serão entrevistados ao final de seus combates, no Camarote Esgrima.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support