Skip to main content

Brasileiro, número 23 do ranking mundial júnior do florete masculino, fez a melhor campanha na fase de pules e faturou a terceira medalha internacional na temporada

Ricardo Pacheco (de verde) faturou mais uma medalha internacional. Foto: Acervo pessoal.

Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

O brasileiro Ricardo Pacheco, número 23 do ranking mundial júnior de florete masculino, mostrou mais uma vez que está em grande fase. Nesta sexta-feira (3), ele conquistou a medalha de bronze no Campeonato Pan-Americano Cadete e Juvenil de Esgrima, a terceira do país na torneio disputado no Palacio de los Deportes, em Bogotá, na Colômbia.

Esta foi a terceira medalha internacional de Pacheco em menos de um mês. No início de fevereiro, ele venceu a etapa da Copa do Mundo Júnior de Florete Masculino, disputada em São Paulo, além de ter conquistado um bronze na competição de equipes do mesmo torneio.

Pacheco fez uma participação brilhante. Venceu todos os jogos na fase de pules e saiu com a melhor campanha da primeira etapa do torneio. O bom desempenho fez com que ele pulasse o quadro de 64, classificando-se diretamente para a fase seguinte.

E o brasileiro seguiu detonando os adversários. Atropelou o equatoriano Esteban Aguinaga, com 15 a 0 no placar, no quadro de 32. Depois, bateu o canadense Adam Wong, novamente com placar elástico: 15 a 3. No quadro de 8, garantiu medalha ao vencer Kruz Schembri, das Ilhas Virgens, por 15 a 13. Até que foi batido pelo norte-americano Ethan Um, na semifinal, por 15 a 9.

Outro brasileiro no Top 10 do torneio foi Paulo Morais. Ele caiu no quadro de 16, também para o norte-americano Etham Um, terminando na 10ª colocação. Lorenzo Mion terminou em 22° e Murilo Machado foi o 40°.

Quem bateu na trave por uma medalha foi Pietra Chierighini, no sabre feminino. Ela fez a segunda melhor campanha na fase de pules, alcançou o quadro de 8, mas caiu para a porto-riquenha Gabriela Hwang, por um ponto: 15 a 14. Com isso, acabou em quinto lugar na disputa.

Outras três sabristas brasileiras participaram da disputa. Isabela Cunha ficou na 30ª posição, Ana Clara Morsch foi a 34ª e Isabela Chen ficou em 37° lugar.

Por fim, na competição de espada masculina, o destaque foi de Pedro Petrich, que também se aproximou de medalha, caindo no quadro de 8 e terminando em oitavo lugar. Na mesma prova, Matheus Brandt terminou em 26°, Eduardo Gonçalves (bronze na categoria cadete) ficou em 30° e Rafael Mangiaterra terminou em 32°.

O sábado marca o encerramento das provas individuais no Campeonato Pan-Americano Cadete e Juvenil. Confira a programação:

Sábado (juvenil): florete feminino, espada feminina e sabre masculino.

Domingo (equipes juvenil): florete masculino, espada masculina e sabre feminino.

Segunda-feira (equipes juvenil): florete feminino, espada feminina e sabre masculino.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support