Skip to main content

Dedicação de todo um ciclo é resumida em um curto período, mas, para ele, a competição prioriza a melhor preparação realizada ao longo dos quatro anos

Guilherme Toldo compete na noite domingo. Foto: Alaor Filho/AGIF/COB

19 de julho de 2021.

Por: Nelson Ayres e Lucas Pinto – Fato&Ação Comunicação

Jogar uma Olimpíada, segundo Guilherme Toldo, é resumir toda a preparação de quatro anos do atleta olímpico em um dia de competição – no seu caso, o dia 26 de julho (noite de 25 no horário brasileiro), quando acontece o torneio individual de florete masculino. É no momento do combate na pista que o esgrimista precisa “jogar todas as cartas” em busca de um bom resultado. Para ele, porém, sai na frente quem mais se empenha – por isso, o brasileiro quer depositar seu planejamento e a experiência dos Jogos de Londres e do Rio para chegar longe em Tóquio.

Os últimos meses de Toldo foram de muito foco. Seus treinamentos se mantiveram firmes mesmo durante os períodos mais restritivos da pandemia, adaptando a dinâmica para não perder o ritmo. O atleta acredita que isso pode ser um diferencial e já colheu frutos na oportunidade que teve de se colocar à prova, ao conquistar um lugar entre os oito melhores do Grand Prix de Florete. 

Sua confiança também está em dia e ele entende o peso que é disputar uma Olimpíada. Toldo vai para a sua terceira edição dos Jogos e sabe o quanto se deposita nos 15 toques da disputa eliminatória na competição.

“A vida do atleta olímpico é assim. Uma preparação durante quatro anos, você busca colher as melhores sensações, os melhores resultados possíveis para chegar no fim do ciclo olímpico classificado para os Jogos e em condições de alcançar um bom resultado. Entendo a situação como uma consequência do nosso trabalho, da vida de atleta olímpico”, afirma.

Ainda assim, não é uma situação simples para o atleta, tenha ele a qualidade que for. O brasileiro pondera que somente um competidor olímpico sabe o peso de representar seu país para milhões de pessoas, que o assistem com muita expectativa. Cada ponto e cada toque importam, ao mesmo tempo em que cada erro tem um grande valor.

“Realmente, essa situação de competir durante quatro anos e jogar todas as cartas em um dia na competição mais importante, os Jogos Olímpicos, é uma situação um pouco delicada. As pessoas de fora, de repente, acabam não entendendo a real situação que os atletas vivem naquele momento. O quão importante é uma boa apresentação, o quanto se treinou para chegar naquele momento”, conta.

Mas Toldo entende que o esporte recompensa quem se prepara melhor. Por esse motivo, ele conta com uma equipe multidisciplinar de profissionais que o preparam fisicamente, tecnicamente e mentalmente. Nos treinamentos, o trabalho é para corrigir seus erros, potencializar suas habilidades e aproveitar até o último segundo para se manter inteiro e disposto. Segundo o esgrimista, essa é a melhor receita para colher frutos na competição e provar seu valor para os torcedores.

“É difícil explicar esse tipo de relação porque as pessoas não têm esse contato com a vida do atleta olímpico. Mas a experiência conta muito na esgrima, assim como em vários outros esportes. E venho me preparando para esse tipo de situação. A maneira mais adequada para explicar para quem não faz parte desse ambiente é que o esporte de competição é meritocrático. Dá méritos para quem se esforça, se empenha mais. E também para quem está mais pronto naquele dia específico. É uma situação muito especial da vida do atleta olímpico”, reforça Guilherme Toldo.

Primeiro treino

Toldo e Nathalie Moellhausen fizeram o primeiro treino em solo japonês nesta segunda-feira (19), na sala de treinamento do Makuhari Messe, em Tóquio. A espadista será a primeira a estrear nos Jogos, na noite de sexta-feira (23), no horário brasileiro. Dois dias depois, é a vez de o esgrimista gaúcho entrar em ação.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe Fato&Ação de assessoria de imprensa e clipagem: Claudia Mendes, Nelson Ayres, Lucas Pinto e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support