Skip to main content

Delegação brasileira terá vinte atletas na competição, disputada em Milão, na Itália; campeã mundial em 2019, Nathalie Moellhausen é a principal esperança de medalhas

Nathalie Moellhausen é a principal esperança do Brasil em Milão. Foto de Arquivo: Augusto Bizzi.

Nelson Ayres e Henrique Porto – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

Principal evento do ano na esgrima, o Campeonato Mundial inicia neste sábado (22) em Milão, na Itália. Até o dia 30, a nata da modalidade estará desfilando seu talento em pista, competindo individualmente e por equipes atrás de medalhas e de pontos dobrados no ranking mundial, nas três armas e nos dois gêneros. Serão realizadas um total doze provas, contando com a participação de atletas de cem países, sendo vinte deles do Brasil.

Além de toda a importância que o Mundial carrega, trata-se de uma competição diferente das edições anteriores da competição, por ser disputada em um ano pré-olímpico. O torneio vale muitos pontos para o ranking que definirá as equipes e os atletas classificados para os Jogos de Paris, em 2024.

Nathalie Moellhausen será a principal atleta brasileira na competição. Atual número 4 do mundo, a espadista conquistou a única medalha do Brasil na história dos Campeonatos Mundiais: um ouro em 2019, na Hungria. Além disso, faturou um bronze em 2010, na França, quando competia pela Itália, fora um ouro e um bronze pela equipe italiana. Também soma oito medalhas em etapas da Copa do Mundo (3 ouros, 3 pratas e 2 bronzes) e quatro em Grand Prix (1 ouro e 3 bronzes).

Nesta temporada, Nathalie venceu o Grand Prix em Doha e uma etapa da Copa do Mundo, em Barcelona. No mês passado, ajudou a equipe nacional a conquistar o bronze no Campeonato Pan-Americano. Competem ao seu lado as espadistas Amanda Netto Simeão, Marcela Silva e Victoria Vizeu, que juntas formam o time verde e amarelo na prova por equipes.

Outra aposta brasileira é o floretista canhoto Guilherme Toldo. Recuperado de lesão, Toldo busca agora recuperar espaço perdido no ranking mundial, onde chegou a figurar no Top-10. Chega a Milão embalado pela medalha de bronze individual, obtida no competitivo Campeonato Pan-Americano. O gaúcho compete individualmente e por equipe ao lado de Lorenzo Mion, Paulo Morais e Pedro Marostega.

Espada com o maior número de atletas

Além das quatro representantes femininas na espada, o Brasil contará com quatro atletas na competição masculina, fazendo da espada a arma com o maior número de esgrimistas em Milão: oito. O grupo masculino é capitaneado pelo canhoto Alexandre Camargo, número 1 do Brasil e 61 do mundo, que nesta temporada venceu três etapas do Torneio Nacional e vem de um sétimo lugar no Campeonato Pan-Americano. Além Camargo, Fabrizio Lazzarotto, Leandro Seini e Maurício Pellegrino completam o time brasileiro nas disputas individuais e por equipes.

No sabre, o Brasil terá apenas dois representantes na competição individual: Bruno Pekelman e Fábio Salles. Na competição por equipes, terão o suporte de Pedro Marostega, que individualmente disputará o florete. O sabre feminino será representado no individual e na equipe por Karina Trois, Luana Pekelman e Giulia Gasparin. A arma teve um desfalque de última hora: Pietra Chierighini, que sofreu uma lesão no ombro e ficou fora do torneio em Milão.

Bia Bulcão, Giovana Bonetti e Mariana Pistoia serão as nossas representantes no florete feminino. Delas, Pistoia, atual líder do ranking nacional, é a única destra da equipe. Bia, representante do Brasil na Olimpíada do Rio 2016 e atleta mais experiente do trio, tenta um bom resultado internacional para seguir com esperança de classificação aos Jogos Olímpicos. Bonetti debuta na competição.

Confira a seguir a programação das provas individuais:

  • 22/7 – Sabre masculino e espada feminino, eliminatórias individual
  • 23/7 – Espada masculino e florete feminino, eliminatórias individual
  • 24/7 – Florete masculino e sabre feminino, eliminatórias individual
  • 25/7 – Sabre masculino e espada feminino, fases finais individuais
  • 26/7 – Espada masculino e florete feminino, fases finais individual
  • 27/7 – Florete masculino e sabre feminino, fases finais individual

Confira na sequência a programação das competições por equipes:

  • 27/7 – Sabre masculino e espada feminino, eliminatórias equipes
  • 28/7 – Espada masculino e florete feminino, eliminatórias equipes
  • 28/7 – Sabre masculino e espada feminino, fases finais equipes
  • 29/7 – Sabre feminino e florete masculino, eliminatórias equipes
  • 29/7 – Espada masculino e florete feminino, fases finais equipes
  • 30/7 – Sabre feminino e florete masculino, fases finais equipes

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support