Skip to main content

Duas Copas do Mundo de Espada e um Grand Prix de Florete movimentam três cidades, com a nata da esgrima brasileira presente

Nathalie Moellhausen brilhou no último Grand Prix, em Cali. Foto: Eva Pavia #BizziTeam.

Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

Os desafios da corrida olímpica para os Jogos Olímpicos de Paris continuam nesta semana. De quinta-feira, dia 18 (no horário brasileiro), até o domingo (21), os principais atletas do Brasil no florete e na espada estarão em ação em duas Copas do Mundo e um Grand Prix. Serão também as últimas competições antes da pausa de meio do ano no calendário de Copas e GPs.

Os primeiros a entrar em pista serão os floretistas, no Grand Prix de Shangai, na China, com início na noite de quinta-feira. O Brasil vai com três representantes para essa competição, mas leva o que tem de melhor para o Oriente. No masculino, Guilherme Toldo, representante do país nas três últimas edições de Jogos Olímpicos. No feminino, as duas primeiras colocadas no ranking nacional: Mariana Pistoia e Bia Bulcão.

Na primeira competição do ranking olímpico, a Copa do Mundo de Acapulco, Toldo, que se recuperou de um problema médico no cotovelo e ainda não está em suas melhores condições, caiu no segundo quadro preliminar, a um jogo da classificação para a chave principal. Já na Copa do Mundo de Plovdiv, Mariana Pistoia também ficou a um jogo de se qualificar para a fase principal, enquanto Bia Bulcão parou uma etapa antes.

Nos Emirados Árabes, o grande nome da esgrima do Brasil estará também em ação a partir de sexta-feira. Nathalie Moellhausen é uma das atrações da Copa do Mundo de Fujairah. Será mais um torneio de alto nível técnico, com a presença de todas as primeiras colocadas no ranking mundial da arma. Nathalie é a sexta do mundo na atualidade.

A atleta tenta manter a boa fase que a fez saltar mais de 30 posições no ranking mundial em questão de poucos meses. Em quatro competições disputadas nesta temporadas, todas de nível técnico muito alto, ela venceu duas (Grand Prix de Doha e Grand Prix de Barcelona) e medalhou na última (Grand Prix de Cali), quando chegou na semifinal e ficou com o bronze.

Finalmente, em Istambul, na Turquia, é a vez dos meninos da espada. Serão três os representantes do país na Copa do Mundo da arma, também a partir de sexta-feira: Alexandre Camargo, Fabrizio Lazzarotto e Leandro Seini. Dos três, Camargo é o que apresenta os melhores resultados. Líder do ranking nacional, ele conquistou vaga na chave principal do Grand Prix de Cali e ficou em 42° lugar.

A classificação olímpica

No ranking olímpico, cada arma e gênero terá pontuação em cinco Copas do Mundo e três Grand Prix, além dos campeonatos zonais (dentro dos continentes) e o Campeonato Mundial, marcado para o final de julho, em Milão, na Itália. A classificação dos esgrimistas para os Jogos Olímpicos é iniciada pelas equipes. As quatro melhores do ranking olímpico já garantem a vaga em Paris. Após, é feita a classificação de uma equipe por continente.

Após a classificação das equipes, é a vez da qualificação individual. O melhor atleta de cada continente em seu gênero e arma assegura a vaga. Por fim, é a vez do Pré-Olímpico Continental, que acontece meses antes dos Jogos, já em 2024. No caso, os países que ainda não tiveram um atleta classificado na arma e gênero poderão enviar um atleta para a disputa, onde apenas o campeão carimba o passaporte para a França.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support