Jovens brasileiros ficaram próximos de classificação nas pules; meninas estreiam nesta sexta-feira, em Budapeste

 

Enrico Pezzi em ação na Copa do Mundo. Foto: Augusto Bizzi/FIE.

11 de março de 2021.

Por: Fato&Ação Comunicação

O primeiro dia da Copa do Mundo de Sabre, primeira competição internacional de esgrima após o início da pandemia, teve as disputas do torneio individual masculino. Nesta quinta-feira (11), em Budapeste, na Hungria, Bruno Pekelman teve os melhores resultados, caindo na fase preliminar de 128, com boas participações também de Henrique Garrigós, Enrico Pezzi e Matheus Becker, este último em sua primeira competição mundial.

Bruno Pekelman jogou a pule 13, vencendo dois confrontos: contra o tcheco Krystof Cacek e polonês Marcin Lipinski. Passou da fase de pules na posição 109 e caiu na fase preliminar de 128, para o italiano Matteo Neri, número 89 do ranking mundial, por 15 a 4. Pekelman será o representante do Brasil no Pré-Olímpico do Panamá, no sabre masculino.

“O Bruno jogou muito bem nas pules classificatórias. Jogo ofensivo bem eficiente, bom trabalho de pernas. Não demonstrou muito nervosismo nesta fase. Contra o italiano, não apresentou o mesmo trabalho ofensivo, ficando à mercê dos ataques rápidos do rival e na defensiva não conseguiu apresentar seu jogo”, analisou o mestre Régis Trois.

Enrico Pezzi também teve um desempenho satisfatório, mas escorregou no penúltimo combate e sofreu uma lesão na parte posterior da coxa, o que o prejudicou na disputa por vaga. Embora não tenha conseguido passar de fase, conseguiu duas vitórias na pule 5, contra o tcheco Sasa Srp e o polonês Mateusz Knez, ficando na posição 162, a apenas nove de passar. “O Enrico iniciou bem a pule. Empreendeu um jogo mais ofensivo, tendo necessidade de acertar o trabalho de pernas, muito grande e sem ritmo no início”, disse Trois.

Uma posição abaixo, Henrique Garrigós teve desempenho bem parecido: na pule 22, bateu o espanhol Andres Caballero e o grego Marios Giakoumatos. Segundo Régis Trois, teve também pontos bem positivos: “Ele estava nervoso ao iniciar seus primeiros combates, fazendo com que levasse alguns toques bobos, que, normalmente, não leva. Após a correção, voltou ao seu jogo ofensivo com mais eficiência, acertando o trabalho de pernas”.

Finalmente, o jovem Matheus Becker, de apenas 16 anos, fez sua estreia em torneios mundiais adultos. Não conseguiu vitórias na pule 14, mas teve alguns confrontos equilibrados, onde perdeu por 5 a 4. “É o mais novo no grupo, em sua primeira participação em eventos desta grandeza. Demonstrou bastante apreensão em seus combates. Apesar disso, fez vários toques importantes, faltando um pouco mais de experiência e maturidade de competição internacional”, explicou o mestre.

Meninas estreiam

Nesta sexta-feira, é a vez de as meninas entrarem em ação. Karina Trois, Luana Pekelman e Pietra Chierigini estarão representando o Brasil no torneio individual feminino. A competição tem encerramento no domingo, com as disputas por equipes.

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

fatoeacaocomunicacao@gmail.com

Claudia Mendes – claudia@fatoeacao.com

Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

 

 

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support