Iniciativa foi idealizada pelo atual coordenador da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência e tem intuito de fomentar modalidade na região

Nelson Ayres e José Augusto Assis – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE
A esgrima continua se espalhando pelo Brasil e seu caráter social está cada vez mais flagrante no país. Um exemplo disso é o que deve acontecer em breve na cidade de Presidente Prudente, em que será inaugurada uma sala d’armas de esgrima pela Coordenadoria Municipal da Pessoa com Deficiência, da Secretaria Municipal de Assistência Social da cidade. A ideia é que sejam desenvolvidas ações para fomentar a paraesgrima na região.
A iniciativa é encabeçada por Carlos Augusto de Carvalho Filho, atual coordenador do órgão responsável por conduzir políticas públicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência. Graduado em Educação Física e Mestre em Educação, o carioca, que mora em Presidente Prudente há 30 anos, está buscando ampliar a prática do esporte, visando o bem-estar dos praticantes da cidade.
Foi na esgrima que ele viu essa oportunidade. O educador físico e professor teve contato com a modalidade pela primeira vez na adolescência, mas só em 2017 começou a dar aulas do desporto, depois de realizar um curso de técnicos em Sorocaba-SP. Desde à época, ele leciona na Universidade do Oeste Paulista – Unioeste, onde ensina esgrima. Foi a partir daí que surgiu a ideia de montar uma sala d’armas no município.
Festival Paralímpico: um exemplo
Com apoio da Confederação Brasileira de Esgrima – CBE, uma das ações idealizadas já foi realizada na cidade. O Festival Paralímpico Loterias Caixa 2021 aconteceu no último dia 4 e promoveu, para cerca de 150 crianças e adolescentes, entre 8 e 17 anos de idade, o primeiro contato delas com três modalidades paralímpicas, sendo a paraesgrima uma delas. O objetivo foi de oferecer a vivência aos jovens para que desperte o interesse neles da prática desportiva.
A exemplo do evento realizado a ideia de Carvalho Filho é de executar atividades parecidas na nova sala d’armas. Além disso, ele almeja que o projeto englobe outras secretarias (além da de Assistência Social) e que seja espalhada por cidades vizinhas de Presidente Prudente.
“Temos uma demanda interessante na cidade. A ideia agora é fazer uma parceria com a Secretaria de Educação. Nós também estamos tentando conversar com outras prefeituras e cidades do interior de São Paulo para conseguirmos avançar com os nossos projetos”, disse o coordenador.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com
fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com
CBE nas mídias sociais!
FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima
TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima
INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima
YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima