Skip to main content

Principais atletas da base e referências das três armas, como Nathalie Moellhausen, Bia Bulcão e Karina Trois, estiveram reunidos por dez dias, no Rio de Janeiro  

O ccordenador Athos Schwantes, a campeã mundial Nathalie Moellhausen e os esgrimistas da base.

Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

O Estágio Nacional de Treinamento das Categorias de Base terminou nesta segunda-feira (20). Durante dez dias, boa parte dos talentos das categorias de base da esgrima estiveram reunidos no Rio de Janeiro, com atividades na Escola de Educação Física do Exército, no Clube Militar e no Colégio Militar, para se aprimorarem.

Mais do que apenas treinamento, o Estágio buscou a integração dos atletas. Referências das três armas toparam participar do projeto, como Nathalie Moellhausen (espada), Bia Bulcão (florete) e Karina Trois (sabre). Elas treinaram com os menores, deram dicas e participaram de todas as atividades, inclusive de lazer, com direito a coreografias e gravação feitas por Nathalie, campeã mundial da espada.

“Acho que tentei passar um pouco de experiência, ver o que estavam errando mais. Eles ouvindo isso, podem lembrar na hora do combate. Nunca tive isso no clube, nunca tive ninguém muito mais velho, a não ser meu pai ou os técnicos, para passar essas dicas. É muito importante ter isso na Seleção”, ressaltou Karina Trois.

“Troquei muita experiência com eles. Afinal, são adversários diferentes para mim também. Levo a minha experiência para eles e acabo aprendendo também. Sempre busquei escutar muito quando alguém mais velho, mais experiente, me passava alguma orientação, alguma dica. Busco passar alguma coisa para eles”, explicou Bia Bulcão.

O processo de integrar os atletas em uma única filosofia contou com a presença dos técnicos Alexandre Teixeira, Ricardo Ferrazzi, Diego Dourado e Rodrigo Baldin, e um time multidisciplinar com as presenças do preparador físico Marcio Bernardino, da fisioterapeuta Silvana Matheus e do coordenador técnico Athos Schwantes. Exercícios de alongamento, avaliações físicas e palestras de especialistas em doping também estiveram na agenda dos esgrimistas.

“Foi super positivo. Foi uma experiência única, fortalecemos o espírito de equipe. Saíram todos com a sensação de pertencimento da equipe brasileira. A gente pôde criar um momento de compartilhamento de informações e experiências. Os técnicos puderam confrontar suas ideias. A missão foi cumprida com sucesso. A gente quer manter essas atividades, para que seja uma ação continuada, para que todos sejam beneficiados”, avaliou Athos Schwantes.

O Estágio Nacional de Treinamento das Categorias de Base é uma programação anual da Confederação Brasileira de Esgrima. Por conta da pandemia, não foi realizada em 2020. O sucesso das ações deve fazer com que continue a ser programado nas próximas temporadas.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support