Skip to main content

Veteranas Andrea Chen e Denise Franca também brilham e conquistam títulos nas pistas do CEFET-MG

Colegas do GNU levantam o campeão Pedro Marostega em Belo Horizonte. Foto: Rosele Sanchotene.

Paulo Rocha – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

Teve início nesta sexta-feira (26), nas pistas do CEFET-MG, o Torneio Nacional Cidade de Belo Horizonte, 3ª etapa do Circuito Brasileiro Adulto, que reúne a nata da esgrima em atividade no país.  E as primeiras medalhas de ouro foram conquistadas por Pedro Marostega (Grêmio Náutico União-RS), no florete masculino, e Victoria Vizeu (Paulistano-SP), na espada feminino.

Vale lembrar que, nestas duas armas, as vagas para o torneio pré-olímpico (visando os Jogos de Paris 2024) serão de Guilherme Toldo, no florete, e de Nathalie Moellhausen, na espada. A Confederação Brasileira de Esgrima decidiu que, por méritos técnicos, mesmo que não conquistem classificação pelo ranking mundial ou por equipes, eles representarão o país.

Também nesta sexta-feira, ocorreu o prosseguimento da 2ª etapa do Circuito de Veteranos, com duelos no sabre feminino. Andrea Chen, do Pinheiros-SP, foi a campeã da categoria V40. Já Denise Franca, do Grêmio Náutico União, levou ouro na V50.

Florete masculino

Arma disputada por atletas de alto nível, o florete masculino teve uma final à altura. A decisão pôs frente a frente Henrique Marques, do Pinheiros, (vice-líder do ranking e campeão da etapa do Rio) e Pedro Marostega, atleta do Grêmio Náutico União. 

O duelo decisivo teve muita emoção. Marostega (quarto colocado no ranking) começou melhor, ficando à frente no placar. Na sequencia da disputa, Henrique virou o placar. O final do combate foi disputado ponto a ponto. Após uma paralisação para atendimento médico a Henrique Marques, Pedro Marostega fechou em 15-13 e comemorou a conquista.

“Foi uma decisão complicada. Comecei bem, o Henrique reagiu, mas consegui me superar, virar o jogo e conquistar o título. Na hora da paralisação para o atendimento médico a ele, aproveitei para descansar, retomar o foco e fechar”, explicou o gaúcho.

Espada feminino

O duelo que decidiu o título da espada feminino foi entre Victoria Vizeu, do Paulistano, e Marcela Silva, do Pinheiros, respectivamente terceira e quinta colocadas no ranking da arma. Final temperada com rivalidade estadual.

Marcela começou melhor e abriu vantagem no início do combate. Mas Victoria, campeã da etapa carioca, manteve o foco e conseguiu virar o placar. No fim, venceu por 15-8 e faturou outro título. 

“Joguei bem desde o começo desta etapa. Enfrentei adversárias que me exigiram bastante. Nesta final, não comecei bem, mas me acalmei e, no fim, deu tudo certo”, disse a campeã.      

Veteranas

No Circuito de Veteranos, bons duelos no sabre feminino. Na categoria V50, a final foi entre Denise Franca (Grêmio Náutico União-RS) e Patrícia Di Cunto (Paulistano).  Denise venceu por 10-6 e sagrou-se campeã.

“Chegou minha vez, estou muito feliz! Vencer a Patrícia, que é uma referência, foi muito bom. O sabre é uma arma muito psicológica. Venho sentindo dores na mão, fazendo fisioterapia, mas superei tudo”, comemorou Denise.

Na V40, por sua vez, o título ficou com Andrea Chen, do Pinheiros. Na decisão, ela derrotou Luciana Peluso (Sala São Jorge-SP) pelo placar de 15-6 e garantiu a sua medalha de ouro. “Conheço o jogo da Luciana, eu não podia vacilar. O torneio foi ótimo, as melhores estavam aqui. Estou satisfeita”, disse Andrea. 

Programação

Neste sábado (27), no CEFET, prossegue a disputa do Torneio Nacional Cidade de Belo Horizonte, reunindo atletas da espada masculino e do florete feminino. Além disso, haverá a continuação da 5ª Etapa do Circuito Jovem, com duelos na espada feminino e no sabre masculino. 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.om

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support