Skip to main content

Vindas de boas participações no exterior, nomes como Luana Pekelman e Victoria Vizeu são atrações na primeira competição adulta nacional da temporada 2022

Victoria Vizeu (esq.) e Luana Pekelman (dir.) são duas postulantes aos títulos da Copa Porto Alegre. Fotos: Rosele Sanchotene e Acervo Pessoal.

Nelson Ayres e Paulo Rocha – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

A temporada nacional da esgrima vai começar em grande estilo para mais duas categorias. Desta quinta-feira (21) a domingo (24), será disputada a Copa Porto Alegre de Esgrima Cadete e Adulto, 1º torneio comemorativo dos 95 anos da CBE e que faz parte das homenagens aos 250 anos da capital gaúcha. A competição terá como palco o Grêmio Náutico União e a nata da modalidade marcará presença.

A Copa irá interromper um hiato de seis meses sem competições nacionais na categoria adulto no Brasil. A última aconteceu em outubro do ano passado, e também teve Porto Alegre como sede. Contudo, neste período, foram disputados diversos torneios internacionais fora do país.

E foi justamente nas competições realizadas no exterior que algumas jovens esgrimistas se destacaram. Nomes como Luana Pekelman e Victoria Vizeu certamente serão grandes atrações da Copa Porto Alegre. Elas fazem parte de uma nova geração que promete dominar a categoria adulto nos próximos anos, juntamente com outros jovens.

Luana esteve sob os holofotes em janeiro deste ano. Na Copa do Mundo de Sabre, disputada em Tbilisi, na Geórgia, ela avançou para o quadro de 64 com 100% de aproveitamento na pule, uma participação histórica para a esgrima brasileira no feminino. No mesmo mês, em Plovdiv, Bulgária, ela também chegou ao quadro de 64. Integrante de uma família com tradição na modalidade, ela defende o EC Pinheiros-SP nas competições nacionais. 

“Minha última participação nacional ainda foi durante um período crítico da pandemia. Sinto que pude crescer bastante durante todo esse tempo e também com tudo que aconteceu. Estou confiante e vou dar meu melhor como sempre”, avisa a esgrimista.

Após se destacar intensamente como juvenil, Victoria Vizeu, que completou 18 anos na última quarta-feira e utiliza como arma a espada, promete brilhar também na categoria adulto. Mês passado em Lima, capital peruana, ela conquistou medalha de bronze no Campeonato Pan-Americano Cadete e Juvenil. Lembrando que Victoria é a atual campeã dos Jogos Pan-Americanos Júnior na espada.

“Desde o ano passado amadureci e evoluí no que diz respeito a minha esgrima. Estou bastante animada em voltar ao Brasil para estrear no circuito nacional deste ano. Tenho certeza de que será uma competição desafiadora, mas tentarei dar o meu melhor”, afirmou Victoria, que disputará a Copa Porto Alegre como atleta do CA Paulistano-SP.

Não apenas elas prometem dar trabalho aos mais velhos. Pietra Chierighini, Rafaella Gomes, Gabriella Vianna, Maurício Pellegrino, Paulo Morais, Lorenzo Mion, Talia Calazans e outros vem conseguindo evoluir em torneios internacionais e se candidatam ao ouro no Sul.

É assim, com a força da nova geração, que o calendário nacional das categorias adulto e cadete de esgrima dará a largada nesta temporada. As competições da categoria cadete serão realizadas entre quinta-feira (21) e sábado (23); as da adulta, entre sexta-feira (22) e domingo (24).

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support