Skip to main content

Nas escolas, torneios, eventos especiais e em competições, Life Quality trabalha com o objetivo de popularizar a modalidade com ações diferenciadas

 

11 de janeiro de 2021.

Por: Fato&Ação Comunicação

Na terceira reportagem da série Nossos Clubes, Nossos Mestres, vamos falar da Academia Life Quality. Ou melhor, falar da Life Quality, como um projeto esportivo. Afinal, não se trata apenas de um local de prática da esgrima. A história é bem maior, com iniciativas que ajudam a esgrima a se tornar conhecida de todos, muito além dos muros da própria academia.

A Life Quality iniciou os trabalhos em 2011 e tem como sócios, atualmente, o casal Ricardo Salles e Elisabeth Molinari Rathsan. “A esgrima nos aproximou. Conhecemos a esgrima no último ano da faculdade, fomos convidados para estagiar com o palestrante. Começamos como estagiários e depois de quatro anos abrimos a Life Quality”, lembra Salles.

Hoje existe um belo espaço físico, no bairro da Lapa (o primeiro endereço físico, em 2016, ficava localizado na Vila Romana), na capital paulista. Mas o início – e a essência da Life Quality – foi como uma assessoria esportiva. Fazer a esgrima chegar a todos os cantos, buscar os praticantes nas escolas, transformar a modalidade em uma oportunidade de negócios.

Atualmente, a Life Quality tem atuação em 18 escolas e uma empresa. Antes da pandemia, eram mais de 200 alunos nas unidades do SESC e cerca de 50 na academia. Pessoas de 5 a 76 anos de idade.

“Vemos na esgrima uma ótima oportunidade de crescimento profissional e financeiro. Acreditamos que a esgrima ainda é pouco explorada como oportunidade de negócio. Alunos que não estão na escola e não tem acesso aos grandes clubes, hoje encontram na academia um esporte diferente e que para muitos sempre foi tão desejado. Por conta de filmes, gosto ou procura de um esporte para melhorar a qualidade de vida”, resume Salles.

Popularizar a esgrima

A Life Quality vem atuando com uma missão importante. A popularização da esgrima é mais que um objetivo. Uma cadeia de negócios acaba se formando, como explica Ricardo Salles.

“Nosso foco é atender o maior número de pessoas possíveis. Temos como objetivo fazer a população conhecer a modalidade. Com isso, surge a necessidade de formação de professores. Hoje, formamos nossos professores, todos são educadores físicos. Buscamos olhar para a esgrima como alguém de fora da modalidade. O que falta? Por que até o momento a esgrima não alcançou a todos? O que pode ser melhorado nas aulas, nas competições, no ensinamento?”, questiona, criando oportunidades em seu projeto.

Entre eventos de sucesso, Salles destaca o primeiro acampamento do Brasil, em parceria com Renzo Agresta, Athos Schwantes, Fernando Scavasin e Diego Dourado, e o Campeonato Paulista de 2020, realizado dentro do evento SESC Verão. “O chão acendia, havia um painel na lateral dos atletas. Em parceria com a Federação Paulista, fizemos do campeonato um espetáculo. Queremos atrair mais pessoas. A esgrima tem esse potencial, mexe com o lúdico das pessoas, com o passado e com o futurístico, por conta de toda a tecnologia”, ressalta.

Os resultados se refletem inclusive nas pistas. No Pan-Americano Infantil de 2019, na Bolívia, a Life Quality teve atletas presentes em três pódios. Seja como um meio de oferecer qualidade de vida no esporte, como assessoria para transformar a esgrima em um grande espetáculo ou como espaço de treinamento para conquistar evolução na modalidade, o projeto vai mostrando que os dez anos de investimento estão valendo a pena.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

fatoeacaocomunicacao@gmail.com

Claudia Mendes – claudia@fatoeacao.com

Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support