Skip to main content

Competição acontece neste fim de semana, no Paulistano, em São Paulo; Bia Bulcão e Heitor Shimbo venceram o primeiro desafio em Porto Alegre, no final de junho

Disputa na etapa do Circuito Brasileiro, em Porto Alegre. Foto: Rosele Sanchotene.

6 de agosto de 2021.

Por: Nelson Ayres e Lucas Pinto – Fato&Ação Comunicação

O Club Athletico Paulistano, em São Paulo, recebe neste final de semana a 4ª Etapa do Circuito Brasileiro. O sábado (7) será o dia do florete sênior masculino, enquanto as atletas do feminino competem no domingo (8). Para os esgrimistas da categoria cadete, de até 17 anos, as datas serão inversas: as meninas competem no primeiro dia, enquanto os meninos vão à pista no segundo.

Um dos grandes desafios da competição, na categoria adulta, será parar a dupla de favoritos ao título, do Pinheiros: Bia Bulcão e Heitor Shimbo. Bem colocados no ranking nacional do florete, os dois foram os campeões da 2ª Etapa, em Porto Alegre, em junho deste ano. Heitor foi o vice-campeão do último ranking, em 2019, enquanto Bia venceu naquele ano e segue na ponta.

No masculino, Shimbo se garantiu na pule e começou a eliminatória direto na fase de 16 avos. Na ocasião, ele já era um dos grandes favoritos na disputa, assim como desta vez: o esgrimista ocupa a segunda colocação do ranking nacional e está atrás apenas de Guilherme Toldo, que representou o Brasil nos Jogos de Tóquio. Na final, conquistou o ouro depois de vencer Ricardo Pacheco (Paulistano) em um jogo duro, que terminou em 15 a 14. Agora, em São Paulo, tenta repetir o feito e levar mais uma medalha para casa.

“A expectativa é muito grande. Espero fazer uma boa competição, como consegui jogar em Porto Alegre. Tenho me preparado bastante para isso, sei que vou enfrentar bons adversários. Quero dar o meu melhor. Se for o suficiente para estar no pódio, estarei muito feliz”, diz Shimbo.

Bia Bulcão também brilhou na capital gaúcha. Depois de fazer a sexta melhor campanha na pule, venceu com folga os confrontos eliminatórios até derrotar Talia Calazans (Grêmio Náutico União) por 15 a 7 na final. Medalhista pan-americana, ela quer manter a soberania: em 2019, último ano de calendário, a esgrimista venceu quatro dos cinco torneios nacionais.

Para a disputa de domingo, ela chega animada depois de uma experiência diferente, como comentarista da Olimpíada de Tóquio no SporTV. Para a esgrimista, acompanhar as disputas à distância deu um gás ainda maior para competir.

“A experiência como comentarista foi muito boa, gostei bastante, até porque adoro a esgrima. Assisti todas as provas, acompanhei de perto. E os Jogos Olímpicos são sempre muito interessantes, né? Ver os atletas lutando contra as adversidades para buscar a vitória. Com certeza, isso me inspira a voltar a competir e buscar a vitória nesta competição”, disse Bia.

“Tem algumas adversidades, alguns desafios que tenho que superar. Isso me deixa bem motivada para buscar a vitória nesta prova. Minha expectativa é boa, estou muito animada para poder experimentar as coisas que vim trabalhando, algumas coisas novas”, finalizou a esgrimista.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe Fato&Ação de assessoria de imprensa e clipagem: Claudia Mendes, Nelson Ayres, Lucas Pinto e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support