Skip to main content

Atleta conquistou a segunda medalha paralímpica da esgrima em cadeira de rodas do Brasil; em 2012, nos Jogos de Londres, foi o responsável pelo primeiro ouro

Jovane e a medalha de prata. Foto: Pedro Ramos/Rede do Esporte.

Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

O gaúcho Jovane Guissone é novamente medalhista dos Jogos Paralímpicos. Ele, que conquistou ouro em Londres 2012, a primeira medalha paralímpica da esgrima em cadeira de rodas do Brasil, ficou com a prata na manhã desta quinta-feira (26). A disputa do torneio começou na noite anterior e se estendeu durante toda a madrugada, no Makuhari Mall, em Tóquio.

Jovane Guissone tem 38 anos, é gaúcho de Barros Cassal e se tornou o maior nome da esgrima paralímpica do Brasil. Homem do campo, revela não ter medo de desafios e ganhou dois presentes meses antes dos Jogos: as gêmeas Cecília e Alícia, que juntamente com o primeiro filho, Jovane Júnior, e a esposa Queli formam o que ele revela ser seu maior patrimônio: a família.

Na pule, Jovane já mostrou sua força. Bateu quatro dos cinco adversários na primeira etapa da competição: o chinês Hu Daoliang (5 a 3), o húngaro Istvan Tarjanyi (5 a 2), o bielorrusso Andrei Pranevich (5 a 4) e o representante do Comitê Paralímpico Russo Alexander Kurzin (5 a 1). O único revés aconteceu diante do ucraniano Oleg Naumenko: 5 a 2.

A boa campanha fez com que o brasileiro passasse diretamente para as quartas de final, sem precisar jogar o quadro de 16. Para entrar no grupo de disputa de medalha, necessitava bater o iraquiano Ammar Ali. E entrou com fome na pista. Abriu 3 a 0 no placar, controlou o duelo e conseguiu a vitória por 15 a 10.

Na semifinal, o adversário era o britânico Dimitri Coutya. Começou perdendo, mas conseguiu a virada no meio do combate e não deixou mais a vitória escapar. Finalmente, na disputa do título, encarou o russo Alexander Kuzyukov, que dominou a pista. Chegou a abrir 11 a 3 no placar. Jovane seguiu lutando, diminuiu a diferença, mas não conseguiu reverter o quadro.

“Estou muito feliz mesmo, pelo dia de hoje! Meu objetivo era trabalhar bastante para chegar aqui em Tóquio, fazer o meu melhor e garantir uma medalha para o Brasil, feliz, jogando solto e colocando em prática tudo aquilo que treinei. Voltar com uma medalha no peito, é resultado de muita dedicação. Agradeço demais a todo mundo que torceu por mim durante toda a madrugada. Graças a Deus, isso aconteceu! É fruto de muito trabalho meu e da equipe toda, minha família, que sempre me apoiou muito”, comemorou o medalhista paralímpico.

Jovane também fez questão de agradecer aos apoios que teve durante o longo ciclo, através do Comitê Paralímpico Brasileiro, da Confederação Brasileira de Esgrima e dos profissionais Marco Nelz Xavier (técnico pessoal), Silvia Rothfeld (fisioterapeuta), Marloiva Soares (massoterapeuta), Renan Campos (preparador físico da Crossfit Esteio, onde o atleta fez a manutenção durante a pandemia) e Ivan Schwantes (chefe da equipe brasileira em Tóquio e coordenador da esgrima em cadeira de rodas da CBE).    

Nova participação

Jovane Guissone volta a atuar na sexta-feira (27), a partir de 21h, para disputar a competição de sua segunda arma: o florete categoria B. Vanderson Chaves também participa deste torneio, sendo que ele tem no florete sua arma principal. No mesmo dia, a partir de 23h, Carminha Oliveira e Mônica Santos jogam no florete feminino, nas categorias A e B, respectivamente. Carminha disputou a prova da espada categoria A, mas não conseguiu classificação para a fase eliminatória.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe Fato&Ação de assessoria de imprensa e clipagem: Claudia Mendes, Nelson Ayres, José Augusto Assis e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support