Representante do país no sabre foi eliminada pela melhor ranqueada da disputa, em confronto muito equilibrado; Guilherme Toldo e Nathalie Moellhausen serão os representantes do Brasil em Tóquio

Karina Trois durante a disputa contra a mexicana Julieta Toledo. Foto: Reprodução Canal Olímpico do Brasil.

2 de abril de 2021.

Por: Fato&Ação Comunicação

A sabrista Karina Trois caiu nas quartas de final do Pré-Olímpico das Américas, neste domingo (2), em San José, na Costa Rica. Ela buscava a primeira participação em Jogos Olímpicos, mas teve seu sonho adiado para 2024. Com isso, o Brasil terá dois representantes na esgrima em Tóquio: Guilherme Toldo (florete masculino) e Nathalie Moellhausen (espada feminino), ambos classificados diretamente pelo ranking olímpico.

Com sete atletas disputando a fase de pules, Karina Trois venceu três vezes e garantiu sua classificação. Depois de um início discreto, com duas derrotas, a brasileira conseguiu se recuperar e protagonizou bons confrontos, com direito a vitória sobre uma das favoritas da competição: a mexicana Julieta Toledo.

Em seu primeiro confronto, Karina enfrentou Fatima Largaespada, da Nicarágua, e foi derrotada por 5 a 2. A brasileira entrou em um ritmo menor que a nicaraguense, que já havia jogado antes. No segundo, contra a dominicana Heyddys Valentin, Karina sentiu a velocidade imposta pela adversária desde o início e não conseguiu se recuperar e evitar a derrota por 5 a 2.

Julieta Toledo, do México, foi a terceira adversária da brasileira. Uma das favoritas na competição, a mexicana fez jogo duro, mas Karina pontuou primeiro e conseguiu impor seu jogo, garantindo uma importante vitória por 5 a 3. Contra a argentina Maria Perez Maurice, na sequência, a brasileira por pouco não conseguiu a vitória. Fez outro grande jogo contra uma atleta considerada entre as favoritas, mas foi derrotada no último ponto, por 5 a 4.

Contra Alexia Newell, da Jamaica, a brasileira até começou perdendo, mas garantiu um 5 a 3, sua segunda vitória. A classificação para a fase eliminatória foi confirmada contra Maria Angel Sandi, da Costa Rica, com vitória tranquila por 5 a 1. A brasileira ficou em oitavo lugar nas pules, precisando jogar o quadro de 16.

Na disputa eliminatória, novamente enfrentou Fatima Largaespada, que ficou empatada com Karina na classificação das pules. Chegou a estar perdendo por 5 a 0 logo no início, mas conseguiu se recuperar rapidamente, empatou e virou para 8 a 5 no primeiro período. Continuou dominando o confronto no segundo período e fechou em 15 a 9.

Na fase seguinte, encarou a venezuelana Alejandra Benitez, 46ª do ranking mundial e a grande favorita da disputa. Não se entregou em momento algum, mesmo nos momentos mais difíceis do duelo. Fez um confronto equilibrado e chegou a estar empatada em 8 a 8, mas foi superada por 15 a 12.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe Fato&Ação de assessoria de imprensa e clipagem: Claudia Mendes, Nelson Ayres, Lucas Pinto e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support